/
/
Vendas do GPA crescem 8,2% em 2017 com forte participação do Assaí

Vendas do GPA crescem 8,2% em 2017 com forte participação do Assaí

O faturamento da companhia supermercadista atingiu R$ 44,6 bilhões no período. Bandeira de atacarejo se destacou no ano passado e aumentou participação

O GPA, um dos maiores grupos supermercadistas do País, conseguiu aumentar em 8,2% o faturamento líquido em 2017, para R$ 44,6 bilhões. Nesse resultado, pesou o forte desempenho do Assaí, a bandeira de atacarejo da companhia.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

Em 2017, o Assaí conseguiu elevar o faturamento bruto em 28%, para R$ 20,1 bilhões, aumentando, assim, a participação nas vendas da empresa. O crescimento em mesmas lojas cresceu 11,4%.

A receita líquida da marca foi de R$ 18,4 bilhões, uma alta de 27,8%, em relação a 2016. “O desempenho foi fortemente impulsionado pelas 20 aberturas do ano, com as 15 conversões e 5 orgânicas, além da entrada da bandeira em dois novos estados (Minas Gerais e Piauí)”, disse a empresa em nota.

Leia também
Estas 5 estratégias têm feito o GPA crescer trimestre a trimestre

Segundo a empresa, as lojas convertidas apresentaram um múltiplo de vendas de cerca de 2,5 vezes em relação ao Extra Hiper. O desempenho deve fazer a empresa manter a estratégia de conversões em 2018.

Multivarejo

Considerando as bandeiras do braço Multivarejo – Pão de Açúcar, Extra e as bandeiras de vizinhança – as vendas líquidas somaram R$ 26,2 bilhões, um crescimento de 0,7% no conceito “mesmas lojas” – aquelas abertas há mais de 12 meses.

Segundo a companhia, as bandeiras do varejo alimentar elevaram seu market share. Apesar disso, o resultado foi impactado pelo fechamento de 17 hipermercados, sendo 15 para conversão em Assaí.

“Essa otimização do portfólio de lojas representou uma redução de aproximadamente 5% da área de vendas do Multivarejo”, disse a companhia em relatório.

“As vendas dos formatos de Proximidade foram afetadas negativamente pela migração do modelo comercial do Minimercado Extra focado na simplificação, com redução do sortimento e revisão de pricing. No entanto, esse desempenho tem sido compensado pelas melhorias de produtividade e despesas”, reportou a companhia.

Ao longo de todo o ano, foram inauguradas cinco lojas Assaí, três Pão de Açúcar, seis Minuto Pão de Açúcar, além de duas Drogarias Extra e dois postos de gasolina.

Leia também 
GPA mantém investimento de R$ 1,3 bi até 2020

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]