/
/
Vendas no Dia dos Pais corresponde à boa expectativa do varejo

Vendas no Dia dos Pais corresponde à boa expectativa do varejo

Apesar de bons resultados, comércio ainda segue em recuperação após efeitos da pandemia

O varejo estava com expectativas bem altas a respeito das vendas para o Dia dos Pais, uma vez que essa foi a primeira data comercial em que o comércio estava mais flexibilizado por conta da pandemia.

E, segundo dados do Serasa Experian, de fato, as expectativas foram correspondidas. A atividade de venda do comércio físico brasileiro cresceu 6,2% na semana do Dia dos Pais, ou seja, de 2 a 8 de agosto, segundo a entidade, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Esse é o maior crescimento desde 2011, quando o índice marcou alta de 8,8%.

Contudo, de acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, é preciso levar em consideração que a base comparativa foi em relação ao ano passado, período que teve queda de 10,6%, por conta do fechamento do comércio e medidas mais restritivas relativas à Covid-19.

“Embora o feriado tenha marcado aumento este ano, é necessário observar o contexto do dado, já que o tombo registrado em 2020 reflete um período restritivo no varejo relacionado à pandemia e faz com que a alta se torne, na verdade, uma recuperação parcial”, destaca o economista.

De qualquer forma, a atividade econômica do comércio tem ganhado fôlego em 2021. Com a vacinação ganhando tração no Brasil, o varejo se beneficia de certo otimismo. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o varejo nacional encerrou o primeiro semestre de 2021 com alta de 10,1% perante o primeiro semestre do ano passado.

E, apesar de apresentar comportamento ainda desigual entre os setores, pode-se dizer que a atividade varejista nacional praticamente conseguiu retornar ao nível pré-pandemia.

Com o acelerado crescimento do mercado de crédito, os segmentos do varejo mais influenciados por esse fator tiveram um desempenho mais significativo entre janeiro e junho deste ano, sendo eles o de móveis, eletroeletrônicos e informática, com saldo positivo de 13,6%, seguido por veículos, motos e peças e material de construção, ambos com 12,1%. Por fim, o setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas cresceram 10,7%.

Na direção contrária, o aumento do preço dos combustíveis e as medidas de isolamento social impostas durante os meses de março e abril impactaram quedas no acumulado do primeiro semestre de 2021 nos segmentos de combustíveis e lubrificantes, com -3,5% e tecidos, vestuário, calçados e acessórios, com -6,5%.

Dia dos Pais foi mais doce

No mesmo sentido do crescimento observado pelo Serasa Experian no primeiro semestre no setor de alimentos e bebidas, Maricy Gattai, diretora executiva de Kopenhagen, comemora os bons resultados de vendas no Dia dos Pais. “Superamos todas as expectativas, o faturamento foi superior em 76% em relação à 2019 e o volume superior a 68%, isso porque tínhamos apenas dois itens exclusivos para a data, tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce”, enfatiza.

Na visão da executiva, as pessoas estão, aos poucos, voltando ao convívio familiar e esse tipo de data que tem esse forte apelo emocional ganhou muita força.

“Acreditamos que esse viés de celebração de todos os momentos em família vai perdurar por muito tempo e, para a Kopenhagen, que é uma marca reconhecida pelo vínculo emocional que tem com o cliente há gerações é uma opção certeira para agradar e reascender memórias”, conclui Maricy Gattai.

Números do e-commerce podem superar o varejo físico

A conclusão sobre o desempenho do varejo no Dia dos Pais ainda pode mudar quando os números do e-commerce forem considerados. Mais uma vez, ter como base de comparação o ano passado deve fazer com que os resultados sejam positivos.

Antes da data, no final de julho, uma pesquisa da Bare International apontava que dos 64% dos consumidores que afirmaram que comprariam um presente, 40% pretendiam fazer isso online contra 33% que disseram preferir a compra presencial.


+ Notícias

Mais próxima ao cliente, Riachuelo lança campanha do Dia dos Pais focada no diálogo

Como o varejo se prepara para o Dia dos Pais?

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]