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Vendas de material de construção recuam em fevereiro

Vendas de material de construção recuam em fevereiro

Estudo da Anamaco mostra que pessimismo do setor com relação às ações do Governo prevalece

Em fevereiro, as vendas no varejo de material de construção caíram 2% em comparação ao mesmo mês de 2015, enquanto a retração no acumulado do ano foi de 4%. Os dados são do estudo mensal realizado pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco, com o apoio da Abrafati, Instituto Crisotila Brasil, Anfacer e Siamfesp, que ouviu 530 lojistas, das cinco regiões do país, entre os dias 23 a 29 de fevereiro.

De acordo com a pesquisa, os resultados apresentados no mês foram diferentes nas cinco regiões do país. O Centro-Oeste, o Norte e o Nordeste, por exemplo, tiveram crescimento de 18%, 10% e 4%, respectivamente. Já o Sul e o Sudeste registraram retração de -2% e -5%.

?Esse é um comportamento atípico do consumidor, mas que já mostra que, em algumas regiões do país, os clientes não estão mais conseguindo adiar as obras. Várias áreas do Norte e Nordeste tiveram chuvas volumosas em janeiro, a mesma coisa no Centro-Oeste, onde as chuvas chegaram mais no fim do mês e acabaram piorando a situação daquela infiltração no teto, na parede, ou mostrando que aquela telha quebrada não pode segurar mais tempo. É natural que o consumidor adie obras em períodos de crise, mas reforma não é algo que se pode adiar por muito tempo?, declarou em nota o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.

Para ele, o feriado do Carnaval, que diminuiu o número de dias úteis em fevereiro, também influenciou o resultado das vendas. ?Historicamente, sempre temos um início de ano mais lento, pois muitas escolas só voltam as aulas em fevereiro e março. Criança em casa é um outro fator que atrapalha a reforma?, completa.

No levantamento por categorias, cimento foi o que apresentou resultado mais positivo, com crescimento  de 4% no período, seguido de revestimentos cerâmicos e tintas (2%), louças e metais sanitários (1%). Fechaduras e ferragens apresentaram índices muito próximos de janeiro e fecharam o mês com desempenho estável. Já telhas de fibrocimento retraíram 6%.

Os lojistas entrevistados acreditam que vão recuperar parte das vendas já em março. ?Centro-Oeste e Nordeste foram as regiões mais otimistas, com 65% e 51% dos entrevistados afirmando que vão vender mais do que em fevereiro. Com isso, essas regiões também estão mais propensas a contratar novos funcionários no período?, explica Conz.

O estudo também revelou que, desde janeiro de 2015, prevalece o pessimismo do setor com relação às ações do Governo. ?Ainda assim, 27% dos lojistas pretendem fazer novos investimentos nos próximos 12 meses?, completa o presidente da Anamaco.

Por fim, o varejo de material de construção fechou 2015 com retração de 5,8%, na primeira queda registrada pelo segmento nos últimos 12 anos. A Anamaco, no entanto, espera que 2016 seja um ano de recuperação. ?Sabemos que o primeiro trimestre será difícil, mas que, a partir de abril e maio, temos boas perspectivas de crescimento. A expectativa inicial é a de fecharmos 2016 com faturamento 6% superior ao de 2015?, finalizou Conz.

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