As mulheres conquistam cada vez mais seu espaço. Desde que entraram no mercado de trabalho, elas vêm somando funções antes masculinas, como serem responsáveis por manter as contas do lar. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no censo de 2010, elas já eram responsáveis por 38,7% dos 57,3 milhões de domicílios, o que representa um aumento de 13,7% em relação ao censo de 2000. Estima-se ainda que elas sejam 58,5% do total de empregados no mercado de trabalho.
E a importância delas para a economia do país só cresce. No Consórcio Luiza, empresa do Grupo Magazine Luiza, as vendas no segmento de imóveis, entre janeiro e setembro de 2015, confirmam esses dados. Para o público feminino, o aumento em volume de vendas (crédito vendido) foi de 73%, enquanto para o gênero masculino o crescimento foi de 58%.
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Para a diretora do Consórcio Luiza, Edna Honorato, esse crescimento é reflexo da importância do papel da mulher na sociedade. “Temos trabalhado por um lugar que nos é de direito no mercado de trabalho e obtido êxito. Estamos, muitas vezes, chefiando famílias e sendo as principais responsáveis por suprir o sustento da casa. Diante disso, nada mais normal do que nos depararmos com esse aumento nas vendas para as mulheres”, afirma.
Comprar um imóvel por meio de financiamento imobiliário tem se tornado difícil. Assim, adquirir imóveis por meio de carta de crédito, ou seja, consórcio, pode ser vantajosa para quem sonha em ter um lar para chamar de seu. Pelo visto, as mulheres perceberam isso. A modalidade, na qual o cliente adquire uma carta de crédito que pode ser utilizada para compra da casa, apartamento ou terreno, além de reforma ou construção, vem registrando aumento desde o início de 2015.
Segundo dados da Abac (Associação Brasileira de Administradores de Consórcio), as cotas para compra de imóveis registraram aumento de 40% nas vendas e 42,6% em créditos comercializados nos seis primeiros meses do ano, com mais de um milhão de novas adesões em todo o país. Se levarmos em conta apenas o mês de julho, as vendas de novas cotas de consórcios neste segmento somam mais de 50% em relação ao mesmo período de 2014.