Pesquisar
Close this search box.
/
/
Tire suas dúvidas sobre o consórcio imobiliário

Tire suas dúvidas sobre o consórcio imobiliário

Se você não consegue, de jeito nenhum, guardar o dinheiro na poupança, o consórcio pode ser uma ótima opção

Comprar um imóvel à vista é uma opção para poucos. Para contornar isso, é possível recorrer a duas alternativas: o financiamento ou o consórcio imobiliário.

O primeiro é recomendável para aquelas pessoas que não dispõe de tempo e precisam do imóvel na hora. Mas, para aqueles que podem esperar e se planejar com calma, o consórcio imobiliário é, com certeza, a melhor opção.

Para quem ainda tem dúvidas sobre como funciona o consórcio imobiliário, respondemos abaixo as principais perguntas na hora de buscar esse tipo de crédito.

1. Como funciona o consórcio imobiliário?

O consórcio imobiliário consiste em um grupo de pessoas, físicas ou jurídicas, que se juntam para fazer uma poupança de um valor pré-determinado, que é pago dividido em um número de parcelas mensais para uma administradora, responsável por gerenciar o dinheiro.

No fim do pagamento de todas as parcelas, todos os participantes recebem uma carta de crédito no valor determinado, que poderá ser utilizada para compra de um imóvel novo ou usado, para reforma de um local que já possuir ou para construção em terreno de sua propriedade.

2. O valor total pago vai ser igual ao valor contemplado?

Uma das vantagens do consórcio é não possuir juros, porém existe a taxa de administração que varia entre 0,15% e 0,2% ao mês. No final, o participante terá pagado algo em torno de 18% sobre o valor total da carta de crédito.

Por exemplo: uma carta de crédito de R$ 100.000 poderá custar cerca de R$ 118.000 ao fim do consórcio, dependendo da taxa e do número de parcelas.

3. É possível ser contemplado antes do fim das parcelas?

Sim. Para ser contemplado antes, existem duas opções: por meio de sorteio ? realizado mensalmente pela administradora entre todos os participantes ? ou dando um lance. No segundo caso, você dá um lance num valor ?x? e, quem tiver oferecido a maior quantia, leva a carta.

Nesse último caso, se acontecer do seu lance não ser o contemplado, você pode escolher entre ter o seu dinheiro de volta ou usar a quantia para quitar as parcelas futuras do consórcio.

4. Em caso de inadimplência ou desistência, o que acontece?

O atraso das parcelas está sujeito a multas e encargos, conforme determinado no contrato assinado na hora da contratação do consórcio. Caso o participante atrase muitas parcelas, ele fica sujeito, também, à exclusão do grupo.

Se houver desistência, o participante pode recorrer a três opções: vender a cota para outra pessoa, que ficaria responsável pelo pagamento das parcelas restantes, renegociar o consórcio para outro bem que estiver sendo oferecido e que seja mais em conta, ou pedir, junto à administradora, a exclusão do grupo, ficando suscetível a multas e encargos, também conforme descrito no contrato.

5. Como escolher uma boa administradora?

Todas as administradoras de consórcios devem estar autorizadas pelo Banco Central para oferecer esse tipo de serviço. Clique aqui e confira a lista de empresas aprovadas. Também é essencial avaliar a qualidade do atendimento e ler atentamente todas as condições antes de assinar o contrato.

*Via GuiaBolso. 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]