Pesquisar
Close this search box.
/
/
Vendas crescem em junho e varejo brasileiro começa a respirar

Vendas crescem em junho e varejo brasileiro começa a respirar

Volume de vendas cresceu na comparação anual e mensal, segundo pesquisa do IBGE. Crescimento quebra sequência de nove trimestres negativos. Veja

O varejo brasileiro voltou a respirar e fechou junho com crescimento de 3,0% no volume de vendas em relação ao mesmo mês do ano anterior. O índice positivo quebrou uma sequência de nove trimestres consecutivos de taxas negativas e trouxe ânimo para o setor.
Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE, no acumulado dos últimos 12 meses o volume de vendas continuou no negativo com quedas de 3,0%. A receita nominal, no entanto, cresceu e fechou o ano com alta de 3,2%. O acumulado do ano se manteve estável, registrando -0,1%, mas o volume de vendas cresceu e atingiu 1,9% positivos.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Considerando o comércio varejista ampliado, que inclui também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas cresceu 4,4% em junho em comparação ao ano anterior.

Principais destaques

O varejo cresceu 1,2% quando comparado maio e junho deste mês. Os segmentos que mais se destacaram na comparação mensal foram Móveis e eletrodomésticos (2,2%); Tecidos, vestuários e calçados (5,4%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,7%), Combustíveis e lubrificantes (1,2%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,5%); e Livros, jornais, revistas e papelaria (4,5%).
Na comparação ente junho de 2017 e junho de 2016, os segmentos que mais impactaram na formação da taxa global foram o de Móveis e eletrodomésticos (12,7%);Tecidos, vestuário e calçados (4,6%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,3%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,8%).

Volume de vendas

As festas do mês de junho impulsionaram o crescimento no volume de vendas de 4,6% do segmento de Tecidos, vestuário e calçados, quando comparado ao mesmo mês de 2016.
O e-commerce e o aumento de renda da população impactaram no volume de vendas do segmento Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que cresceu 4,3%. O segmento engloba lojas de departamento, ótica, joalheria, artigos esportivos e etc.
O segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que exerceu a terceira maior contribuição para o índice geral do mês de junho, cresceu 0,8% no volume de vendas em comparação com o mesmo mês em 2016.

Semestre no vermelho

Apesar da quebra de sequências negativas em trimestres, o bom resultado de junho não evitou que o índice semestral registrasse o quinto período seguido de taxas negativas. A instituição ressalta, no entanto, que a variação (-0,1%) é a menor para esse tipo de comparação desde o primeiro semestre de 2015.
Para os especialistas da instituição, o perfil dos resultados para os seis primeiros meses do ano mostrou maior dinamismo em segmentos específicos como Móveis e Tecidos, além da redução do ritmo de quedas de vendas totais do segundo semestre de 2016 (-5,6%) para o primeiro semestre do ano.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]