De acordo com dados do Mastercard SpendingPulse, o varejo brasileiro teve crescimento moderado no primeiro trimestre. O indicador, que fornece informações sobre as tendências gerais de gastos de varejo em todos os tipos de pagamentos, incluindo dinheiro e cheque, o volume total de vendas entre janeiro e março cresceu 1,9% na comparação anual. O indicador não leva em consideração vendas de carros e materiais de construção.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2018, quatro setores tiveram crescimento: supermercados (2,6%), drogarias (5,3%), vestuário (2,2%) e artigos pessoais (6,6%). Enquanto isso, combustíveis (-0,9%) e móveis e eletrônicos (-2,9%) tiveram queda no período. O e-commerce manteve o crescimento: as vendas aumentaram 10,2% no primeiro trimestre.
Com o Carnaval e três dias úteis a menos que no ano passado, março foi o mês mais fraco, com queda de 1,6% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Nesse período, os setores de vestuário, móveis, eletrônicos e hobby apresentaram queda enquanto o setor farmacêutico cresceu acima da média. “Os sólidos resultados de janeiro e fevereiro elevaram os números trimestrais do varejo”, diz César Fukushima, diretor de análise avançada da Mastercard no Brasil. “Principalmente as drogarias e artigos pessoais tiveram um trimestre forte”.
A região Sul foi a que mais se destacou nos primeiros três meses de 2019. Centro-Oeste (2,5%) e Sul (3,1%) tiveram desempenho superior ao restante do País. As regiões Norte (1,1%), Nordeste (0,7%) e Sudeste (1,6%) apresentaram crescimento abaixo da média.