Os tempos são de economia mais complicada. Assim, qualquer dinheirinho que for possível guardar no final do mês já é de grande ajuda. Com a redução da bandeira tarifária anunciada para abril, a conta de energia certamente será reduzida. No entanto, algumas medidas simples podem ajudar a economizar ainda mais. Não só por uma questão financeira, mas também porque já ficou bem claro que a economia de água é uma necessidade constante.
Segundo dados da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), saber quanto cada equipamento consome de energia pode ajudar. A geladeira, por exemplo, consome em média de 25% a 30% do total de uma residência e o chuveiro elétrico cerca de 25% a 35%.
Assim, a redução no consumo de energia elétrica pode estar relacionada à conscientização das pessoas em tarefas do dia a dia. “A mudança de postura nas simples atitudes é determinante para o alcance do consumo consciente da energia. É preciso lembrar a importância de tornar o processo um hábito e não apenas uma medida adotada no período da crise, uma vez que a bandeira vermelha pode voltar a qualquer momento se o governo avaliar necessário”, destaca Mirtes Birer Koch, docente do curso de Engenharia Civil da Anhembi Morumbi (que faz parte da Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 12 instituições de ensino superior que possuem mais de 50 campi em oito estados brasileiros).
Confira dicas práticas aos consumidores para redução do consumo de energia elétrica:
Em todos os ambientes da casa
Apague as luzes e desligue os aparelhos eletroeletrônicos nos ambientes desocupados. Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescente ou LED.
Na sala
Desligue os aparelhos eletrônicos da tomada. TV e outros equipamentos em modo de espera stand by também consomem energia mesmo com o botão desligado.
No banheiro
Altere a opção de inverno para verão no chuveiro para reduzir o consumo de energia.
Na cozinha
Mantenha a porta da geladeira fechada e verifique a borracha da porta periodicamente.
Área de serviço
Utilize a máquina de lavar roupas na sua capacidade máxima, assim não será necessário usá-la mais de uma vez na semana. Reduza o tempo de uso do ferro de passar roupas.