Pesquisar
Close this search box.
/
/
Água e energia elétrica: sabendo usar, não vai faltar

Água e energia elétrica: sabendo usar, não vai faltar

O mais importante é cada um melhorar seu comportamento em relação ao desperdício de água. Isso é o que faz a diferença

Nesta terça-feira, dia 22 de março, comemorou-se o Dia Mundial da Água, um bem precioso, insubstituível e essencial à vida. Assim como a energia elétrica é primordial ao bem-estar das pessoas e ao desenvolvimento da sociedade, o uso da água, de forma sustentável, é vital para o futuro da humanidade.

De acordo com o Relatório Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2015 (ONU-Água), até 2030, o planeta enfrentará um déficit de água de 40%.

Pequenas mudanças no nosso comportamento já trariam uma grande contribuição para preservar um recurso finito como a água, além de trazer uma economia para o bolso de cada um de nós.

Começando por um dos vilões do aumento no consumo de energia e água: o chuveiro elétrico. A vazão deste aparelho pode variar de 6 a 25 litros por minuto, dependendo de seu modelo e da pressão da água. Assim, um banho de 15 minutos com o registro meio aberto gasta de 45 litros, em casa, até 144 litros, em apartamento.

Para efeito de comparação, a Organização das Nações Unidas diz que 110 litros de água por dia seriam suficientes para atender todas as necessidades básicas de uma pessoa.

Além do desperdício de água, o uso descuidado do chuveiro pode pesar no bolso. Considerando quatro banhos diários de 8 minutos cada de uma família de quatro pessoas, a área de eficiência energética da CPFL Paulista calculou que um chuveiro com potência de 4.400 W é responsável por 33% do consumo de energia, representando um gasto médio mensal de R$ 70,00. Reduzir o tempo de banho, além diminuir o desperdício de água, ajuda também a diminuir a conta de luz.

Uma lavadora de roupas com capacidade para 5 kg consome 135 litros (casa ou apartamento). Este aparelho com potência de 500 W, tendo uma hora média de utilização, representa até 3% na conta de energia, com gasto médio mensal de R$ 6,00. Para economizar, a dica é simples: utilize-a apenas quando o cesto de roupas estiver cheio. Assim, reduz-se o consumo de água e de energia elétrica.

Assessoria de Imprensa CPFL

O Grupo CPFL Energia, preocupado com o desperdício de água, implantou o Programa de Consumo Inteligente em suas instalações internas. Nos prédios administrativos da distribuidora CPFL Paulista na regional Sudeste, onde fica a sede do Grupo CPFL, houve redução de 78% no consumo de água, passando de 3,57 mil litros, em janeiro de 2015, para 784 litros em dezembro de 2015.

Já nos prédios administrados da CPFL Piratininga na Baixada Santista, a diminuição foi de 21% no mesmo intervalo, de 473 litros para 373 litros. Esse é um exemplo que pode ser seguido por outras empresas, mobilizando ações corporativas que induzam o consumo inteligente e reduzam o desperdício.

 

***

Luiz Carlos Lopes Júnior é gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]