Pesquisar
Close this search box.
/
/
Varejo tem desempenho fraco em agosto

Varejo tem desempenho fraco em agosto

Vendas do setor caíram 1,1% na comparação anual, mas subiram na comparação com julho; no ano, crescimento é de 3,6%, segundo o IBGE

Números divulgados nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam para mais um mês de desempenho tímido do varejo brasileiro. Segundo o instituto, as vendas do setor recuaram 1,1% em agosto na comparação com o mesmo período do ano passado, um resultado pior que os -0,9% apresentado em julho na comparação anual. Em relação a julho de 2014, as vendas em agosto cresceram 1,1%, interrompendo dois meses de queda e revertendo o -1,0% registrado no sétimo mês do ano. Com isso, nos primeiros oito meses do ano o varejo brasileiro apresenta um crescimento de 2,9% e, nos últimos 12 meses, de 3,6%.

O resultado do varejo foi ainda pior quando considerado o Varejo Ampliado (que acrescenta automóveis e materiais de construção): quedas de 6,8% na comparação anual (contra -4,9% em julho) e de 0,4% sobre julho (contra +0,6% em julho sobre junho). No ano o Varejo Ampliado apresenta queda de 1,5%, mas nos últimos 12 meses o desempenho ainda é positivo, de 0,6%.

Os números do Varejo Ampliado podem ser explicados pela menor demanda por bens duráveis. Em automóveis o recuo foi de 17,4% na comparação anual, enquanto em materiais de construção a queda foi de 5,7%, pela menor disposição dos consumidores em adquirir crédito. NOVAREJO Restrito, o segmento de Móveis e Eletrodomésticos, também fortemente dependente de crédito para crescer, apresentou um resultado negativo de 7,5% na comparação anual.

Os setores cujo desempenho está mais relacionado à renda da população também não foram bem em agosto. Em supermercados, hipermercados, alimentos, bebidas e fumo houve queda de 1,7%, mantendo a curva descendente (0,8% em junho e 0,0% em julho). Em tecidos, vestuário e calçados houve queda de 1,2%, um resultado menos ruim que os recuos de 2,5% e 4,1% dos dois meses anteriores, quando o consumidor mudou seu padrão de consumo em função da Copa do Mundo.

Um dos únicos dados positivos da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE veio do setor de cosméticos e perfumaria, com crescimento de 7,1%, praticamente mantendo o ritmo dos dois meses anteriores. O setor também é o de melhor desempenho no ano (+9,3%) e nos últimos 12 meses (10,2%).

Na análise regional, as vendas do Varejo Restrito caíram em 16 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Santa Catarina (-5,1%), Espírito Santo (-4,5%) e Goiás (-4,2%). Na outra ponta, as vendas no Acre saltaram 19%, em Rondônia 10% e em Roraima, 8,1%. NOVAREJO Ampliado, houve queda nas vendas em 22 Estados.

Mais informações podem ser obtidas no site do IBGE.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]