Pesquisar
Close this search box.
/
/
Principal batalha no varejo brasileiro é conveniência, afirma Tiago Mello, da Linx/Stone

Principal batalha no varejo brasileiro é conveniência, afirma Tiago Mello, da Linx/Stone

Para Tiago Mello, as novas tecnologias e o comportamento do consumidor levam o varejo a fazer mais com menos e ser mais conveniente em todas as suas ofertas

Tiago Mello é Chief Product Officer & Chief Marketing Officer (CPO/CMO) na Linx / Stone Software. Tiago é um empreendedor apaixonado por varejo, liderança e transformação digital. Além de executivo, Tiago é conselheiro, mentor do BRASA Next e professor de empreendedorismo e estratégias disruptivas com especializações em Harvard Business School, MIT e na Wharton University.

Palestrante e curador de congressos internacionais como NRF e Web Summit, foi sobre este último evento – que chega pela primeira vez no Brasil este ano, em maio, na cidade do Rio de Janeiro -, que conversamos com Tiago sobre suas expectativas para o Web Summit Rio 2023 e também sobre as tendências que estão impactando o varejo brasileiro e global.

“O Web Summit traz diversas trilhas de conteúdo que podem auxiliar nosso mercado a entender o que que está acontecendo no mundo e como isso tem impacto nos negócios e na sociedade. São diversos assuntos que estão sendo tratados hoje e que irão ajudar os líderes de diversos setores em suas tomadas de decisões”, frisa Tiago.

Varejo e o desafio da conveniência

CM – Quais suas expectativas para a primeira edição brasileira do WEB Summit?

Tiago Mello – São as melhores, já que se trata de um evento grandioso, que existe há mais de 11 anos lá fora, em Portugal, e que consegue reunir cerca de 70.000 pessoas interessadas em discutir inovação e tendências. O mais interessante do Web Summit é que diferentemente da NRF, que é focada em varejo, ele aborda diversos temas. Suas “trilhas de conteúdo” falam de robótica, cripto, Inteligência Artificial, futuro das sociedades, inclusão e, claro, de varejo também, além da parte política e comportamental. Enfim, ele cria esse grande caldeirão de informações fervilhantes para serem discutidas, e como isso tudo é importante para diversos setores e mercados.

Ter o Brasil na agenda desse evento é muito positivo para que o país se posicione com mais um celeiro de inovação, de um local para onde as pessoas de todo mundo possam vir para trocar ideias e discutir tendências. É um evento fundamental para quem busca entender como movimentos globais estão criando e mudando a sociedade e o jeito que consumimos hoje. Acho que é algo muito positivo para o Brasil, e eu fico muito feliz em poder estar mais uma vez presente neste evento para absorver tudo e gerar conteúdos e insights de qualidade para nossos clientes.

Conheça o Mumdo do CX

CM – Nesse caminho, como você percebe as particularidades do varejo brasileiro hoje, seus desafios e oportunidades?

Tiago Mello – Sobre o varejo brasileiro (e global), entendo que ele passa por um momento que eu chamo de “a grande resignação”, ou seja, o varejista hoje tem que fazer muito mais com muito menos. Hoje ele tem menos colaboradores e seu público é muito mais amplo.

Nesse cenário a tecnologia é fundamental. É ela quem está auxiliando o varejista a entender e atender melhor seu cliente. Nesse contexto o varejista precisa entender que o seu vendedor, por exemplo, deve ir além da fronteira da loja física. A marca precisa gerar engajamento nas redes sociais e ser transparente. Hoje, temos um fluxo menor de gente nas lojas, mas, muito mais gente comprando online, e se as marcas não se atentarem para isso elas irão ter problemas. Enfim, são aspectos que mostram como a tendência em usar a tecnologia para fazer mais pelo meu negócio é importante agora.

“O grande desafio hoje para o varejo com as novas tecnologias é remover todo e qualquer atrito com o cliente, ser humanizado, mas nunca inconveniente”

CM – Indo por esse raciocínio como você percebe o papel de novas tecnologias para o varejo como Inteligência Artificial?

Tiago Mello – As novas tecnologias estão habilitando não só a fazermos mais com menos, como também tem auxiliando as marcas na busca pela humanização nas relações digitais com seus clientes. Por exemplo, antigamente você encontrava um atendimento mais pessoal e humanizado na relação com marcas de luxo. Hoje, isso já faz parte do atendimento de qualquer marca. É a tecnologia permitindo que você humanize a relação em massa – e cada vez mais a tecnologia permitirá isso.

Mas, fazer isso de maneira assertiva não é fácil. Se as marcas não tiverem cuidado elas podem incomodar o cliente. Se você de fato não gerar um valor na sua comunicação, no seu serviço você passará a ser mais um spam para esse cliente. Ficou tudo tão mais fácil com as novas tecnologias que ela também passa a trazer esse tipo de desafio para as marcas. Então, esse é o grande desafio hoje para o varejo com as novas tecnologias: é remover todo e qualquer atrito com o cliente, ser humanizado, mas nunca inconveniente.

CM – Quais tendências você então resumiria para o varejo em 2023?

Tiago Mello – A principal é a batalha pela conveniência. Os consumidores querem cada vez mais a simplicidade, humanização, agilidade e segurança, mas sem inconveniências. Outra tendência atrelada a isso é a troca da segmentação pela individualização. As marcas, cada vez mais, precisam falar com aquele cliente em específico, e não com público. E o papel da tecnologia nisso é fundamental. Outra tendência que vem atrelada a essa individualização, passa pelo varejo incluir a economia circular em seu negócio. Isso porque o cliente, – sobretudo das novas gerações – consome de acordo com seus valores.

Além disso, tem a questão do conteúdo também. Da importância dessa comunicação de valor de marca estar bem clara para o consumidor. O que gera uma outra tendência: fidelização real. Essa última, um grande desafio, pois sabemos por diversos estudos da Linx que, em média, 52% dos clientes compram uma única vez em uma loja. Ou seja, há um grande oportunidade para que haja mais recorrência e fidelização.

Os caminhos são diversos: criação de benefícios e programas de fidelidade reais, precificação pesquisada, entrega pontual, conveniência, individualização humanizada, comunicação de valor da marca etc. É tudo isso, apoiado pela tecnologia, que direciona marcas e o varejo agora.


+ Notícias

“O ChatGPT é um marco na história recente da Inteligência Artificial”, diz Ricardo Gorski, da Avaya 

Geração Z encara a inflação melhor do que Millennials e Baby Boomers 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]