/
/
Varejo apresenta crescimento de 2,2% no primeiro semestre

Varejo apresenta crescimento de 2,2% no primeiro semestre

Os dados foram cedidos pela Cielo. O ICVA é um índice desenvolvido pela empresa e acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro

Apesar do vaivém econômico, o varejo apresentou melhoria no primeiro trimestre desse ano. Em junho, o setor cresceu 2% de acordo com o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado). O centro de inteligência da empresa financeira acompanha mensalmente a evolução do varejo nacional e os dados levam em conta as vendas realizadas em 18 setores.

O índice é dividido pelo ICVA Nominal e o ICVA Deflacionado, o primeiro indica o crescimento de receita nominal ampliado no período, reflete a visão literal do varejista; já o segundo conta com o desconto da inflação. O deflator utilizado é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que é apurado pelo IBGE.

LEIA MAIS: Varejo paulistano tem desaceleração no primeiro semestre, com crescimento de 1,6%

Com o desconto da inflação, as vendas cresceram 2,0% em junho. Isso em comparação ao mesmo período do ano passado, que contou com os jogos da Copa do Mundo e greves nacionais. Já no índice nominal, o crescimento foi de 5,4%. Dados que enchem os olhos dos varejistas.

O primeiro semestre apresentou um crescimento de 2,2% no ICVA deflacionado, em termos nominais, o crescimento foi de 6,3%.

Varejo-1

Varejo

Um amável Dia dos Namorados para o varejo

No que diz respeito à uma das principais datas comerciais do ano, que acontece em junho, o Dia dos Namorados teve uma alta nominal de 8,8%. Já no segmento de presentes, o crescimento mais relevante veio do ramo de óticas e joalherias (5,4%).

Segundo a Cielo, ao ponderar o IPCA por cada setor e pesos do ICVA, a inflação do varejo ampliado em junho ficou em 3,4% com desaceleração em relação a maio (4,5%).

Crescimento do varejo por setor e região

Em comparação a junho do ano passado, os três setores analisados apresentaram crescimento. O setor de serviços foi influenciado pelos setores de Alimentação em bares e restaurantes e automotivo, enquanto Turismo e transporte foi um setor com índices negativos. Drogarias, farmácias e supermercados tiveram crescimento considerável.

Sudeste, sul e centro-oeste apresentaram aceleração no que se refere ao período mensal. No ICVA Deflacionado com ajuste de calendário, Norte e Nordeste apresentaram leve queda. Já no mesmo índice sem ajustes de calendário, a região Sul apresentou alta de 4,6%, seguida pelas regiões Norte e Centro-oeste com 3,4% e 2,7% respectivamente. A região Nordeste ficou a frente do Sudeste com 1,8% e o segundo com 0,8%.

No ICVA nominal, sem descontos da inflação, os primeiros lugares ficaram com as regiões Sul e Norte, com crescimento de 6,9% e 62%, respectivamente.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]