Em 2015, o volume de vendas do varejo recuou 4,3% em relação a 2014, a maior perda do setor desde novembro de 2003, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (16).
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O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, também sentiu o impacto da crise. No confronto com 2014, o volume de vendas apresentou resultados negativos, com quedas de 11,0% em relação a dezembro e de 8,6% no acumulado do ano. Na comparação com igual mês do ano anterior, o setor varejista mostrou queda de 7,1% em dezembro de 2015.
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Os principais impactos negativos que contribuíram para o resultado vieram dos recuos de 17,7% no volume de vendas no setor de móveis e eletrodomésticos e de 3,7% no segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, seguidos por tecidos, vestuário e calçados (-10,3%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-7,9%) e combustíveis e lubrificantes (-10,0%). Esses cinco setores juntos respondem por mais de 95% do resultado global para o varejo.
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