Pesquisas indicam um cenário otimista de investimentos em Inteligência Artificial (IA) para a educação privada no Brasil, com empresas e instituições de ensino ampliando seus aportes nessa tecnologia, visando melhorar a qualidade do ensino e preparando seus alunos para o mercado de trabalho do futuro.
Mas a IA não está apenas no radar de novos modelos em educação, ela também está auxiliando as companhias do setor educacional do Brasil a impulsionarem sua relação com clientes trazendo maior agilidade nos canais de atendimento, no backoffice e na oferta de suas soluções e produtos.
É o caso da FTD Educação, empresa de soluções educacionais. Prezando pela qualidade de suas entregas e publicações, a companhia vem realizando ações pontuais nos últimos anos em torno da inovação, e tem investido fortemente em novas tecnologias, parceiros e processos para melhorar a experiência dos seus clientes.
Por exemplo, no ciclo de volta às aulas de 2024, que teve início em novembro de 2023 e seguiu até final de março, ela investiu em seu novo e-commerce, a Lumisfera, e passou a contar com parceiros reconhecidos no mercado, como o Adobe Commerce, que atende empresas como Nescafé e Vivo, na área de tecnologia; e Luft, Loggi e Moove3, que atuam com Amazon e Shopee, na gestão de estoque e entregas. Já a AlgarTech passou a ser responsável pelo BPO (Business Process Outsourcing) do atendimento de seu novo e-commerce.
Todo esse investimento trouxe uma jornada de compra mais simplificada e ágil. Agora em até três cliques, após o login na plataforma, o consumidor pode finalizar seu pedido, além de contar com suporte humano via chat durante toda etapa de navegação.
E os resultados são visíveis. Ainda em 2024, a FTD Educação já ultrapassou a meta de mais 400 mil pedidos na plataforma, e atingiu a participação de 50% de todo faturamento do mercado privado da companhia, superando o recorde histórico de mais de 300 mil pedidos do ano anterior. “Queremos ser uma referência em entrega de material didático, reforçando que temos alta capilaridade e atendemos escolas e famílias em todo Brasil”, afirma André Tavares , diretor de operações e relacionamento da FTD Educação.
IA para inovar
Sobre adoção de novas tecnologias nessa jornada, a IA veio para afetar a cadeia produtiva da FTD Educação de forma positiva. Cayube Galas, diretor de conteúdo e negócios da FTD Educação, explica que, hoje, cada obra chega ao usuário final, seja o professor ou o aluno, com uma entrega ampla de recursos, o que onera a produção e toda a cadeia do livro. “Por exemplo: para cada livro ou apostila didática impressos, é preciso disponibilizar também a sua versão digital. Muitas vezes estamos falando do mesmo conteúdo, porém com uma saída em uma mídia diferente. A IA acelera esta conversão”, detalha Galas.
“Percebemos que havia na IA uma potência que precisa ser explorada e criamos grupos de teste e pesquisa para avaliar quais as entradas possíveis para IA na nossa cadeia de produção. Como nosso mercado é absolutamente intolerante ao erro (um dado errado ou uma citação imprecisa desqualifica uma obra) precisamos ser cuidadosos com a qualidade dos produtos finais que entregamos e zelosos com as práticas que desenvolvemos ao longo dos anos para assegurar essa qualidade”, detalha Galas.
Atenção, diálogo entre os pares e cuidado com a IA
Cayube Galas explica que a FTD Educação realizou muitos estudos e testes antes da adoção definitiva de IA em seus processos, e que essas ações já revelavam que a IA poderia ser uma fonte interessante para materiais primários, mas nunca para textos e produto final. “A IA generativa é bem-vinda à cadeia de produção editorial, mas não prescinde do humano para viabilizar isso e, sobretudo, para corrigir os erros e imprecisões que ela comete”, pontua Galas.
Com presença em mais de 5 mil escolas privadas e em centenas de redes públicas a FTD Educação entende que é papel de todas as organizações fomentarem o diálogo em torno da inovação trazida pela Inteligência Artificial. “Temos trabalhado e multiplicado esse assunto com os clientes para que eles também façam parte dessa discussão, acompanhando a evolução dessa nova tecnologia. Outro ponto a ressaltar é que nossa área de tecnologia está bem amparada em relação à segurança de dados, que é algo importante”, salienta Galas.
Como uma das empresas reconhecidas no Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2024, a FTD Educação se destaca no mercado brasileiro como uma empresa comprometida não apenas com inovação, mas, com a busca pela qualidade e a boa experiência. Ao longo de mais de 120 anos de atuação no país, suas ações demonstram o comprometimento em atender melhor às necessidades de seus clientes e estar na vanguarda do setor educacional do Brasil.
Prêmio Consumidor Moderno 2024
Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, evento que chega à sua 25ª edição para celebrar e prestigiar as empresas brasileiras referências em atendimento ao consumidor. A premiação acontece no dia 25 de junho, em São Paulo. Os vencedores são definidos por meio de um estudo analisado pela CX Brain, unidade de serviços de inteligência de dados ligada à Consumidor Moderno, e aplicação da metodologia Cliente Oculto junto com a empresa OnYou. Participe da votação popular e confira mais detalhes do evento no site: Prêmio Consumidor Moderno.