Pesquisar
Close this search box.
/
/
O varejo do futuro prepara um “Show de Truman” para seu consumidor

O varejo do futuro prepara um “Show de Truman” para seu consumidor

Para executivo de fundo de investimento chinês, na loja do futuro será cada vez mais difícil distinguir realidade e ficção. Meio de pagamento será o ponto onde o varejo poderá encontrar o consumidor

Com o tempo, a experiência dos smartphones vai precisar extrapolar a tela do celular. No comércio, as lojas terão um papel fundamental nisso. Muito além de ser um complemento na questão da junção dos dados do consumo online e offline, a loja vai precisar ser uma extensão da tela do celular, uma interface digital para seu cliente. “O homem não foi feito para ver o mundo através de uma tela de duas dimensões. Isso vai mudar e vamos passa por uma fusão do mundo on e off”.

Quem faz essa afirmação é Diogo Castro, diretor-geral da unidade no Brasil da Fosun, um dos maiores grupos de investimentos da China. O executivo conversou com exclusividade com o portal NOVAREJO durante o 7º Fórum Lide do Varejo. Para ele, o desafio do varejo será transformar cada vez mais o espaço físico em um showroom digital até que essa simbiose de interfaces (smartphone e loja) esteja completa. “O negócio é meio que criar um ‘Show de Truman’, uma espécie de cerca invisível ao redor do cliente”, afirma o executivo, que se refere ao filme protagonizado por Jim Carrey em que o personagem interpretado por ele vive em um reality show, porém, sem que ele saiba.

O varejo atual, de arquitetura fechada, é construído para que o consumidor seja dirigido para uma nova compra. Castro afirma que, no varejo do futuro, de arquitetura aberta, onde o consumidor flutuará por vários lugares – loja física, marketplace, e-commerce, aplicativo e outras plataformas – o desafio será encontrar esse consumidor para fidelizá-lo. “Os meios de pagamento são o lugar por onde ele sempre terá que passar e, portanto, o lugar para fidelizar”, afirma.

Superaplicativos no caminho

Hoje, o que há de mais bem acabado no Brasil em relação à fidelização são os programas acessados via aplicativos, que conseguem concentrar e analisar uma base importante de dados. Marcelo Bazzali, diretor-executivo do Extra, diz que o GPA, dono do Extra, consegue identificar 70% das compras com a ajuda do aplicativo e sua integração com os programas de fidelização. “Uma estratégia muito importante para a indústria é falar com o CPF. Esse tem sido o nosso foco e onde colocamos um grande investimento”, afirma.

Com a intenção de ter seus super aplicativos – semelhantes ao WeChat, que é meio de pagamento, mas também marketplace, rede social e outras ferramentas – o GPA adquiriu a Chef Time e a James, especializadas em plataformas multifuncionais. Segundo Bazzali, esse é caminho mais curto para juntar agilidade e integração do on com o off. “A gente sabe que o caixa é um ponto de fricção. Além disso, estamos levando cada vez mais as nossas ações para o mobile”, conta o executivo.

Ainda que o “Show de Truman” profetizado por Castro esteja longe da realidade do varejo brasileiro, pequenas ilhas conectadas estão sendo criadas para começar a construção de ecossistemas capazes de integrar as várias etapas da jornada de compra.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]