O varejo de materiais de construção fechou o mês de março com bom desempenho. Em relação ao mesmo período do ano passado, o segmento teve aumento de 2% nas vendas, segundo a Pesquisa Tracking mensal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), que entrevistou 530 lojistas no final de março.
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Na comparação mensal, houve alta de 10%. Os números de fevereiro para março foram maiores porque, historicamente, o período costuma registrar bons resultados por conta do maior índice de chuvas. Consequentemente, a manutenção das casas aumenta.
“Historicamente, março é um mês de retomada de obras, pois é como se fosse o primeiro mês ativo do ano, de retomada da rotina de aulas, trabalho, fim de férias, o que contribui para que as pessoas voltem a construir e reformar. As ‘águas de março’ também trazem essa necessidade de reforma, principalmente de reparos no telhado e cuidados relacionados a infiltrações. Tudo isso movimenta o setor”, explica Cláudio Conz, presidente da Anamaco.
Segundo o estudo da entidade, todas as regiões do País apresentaram variações positivas no mês: Nordeste (15%), Centro-Oeste (12%), Sudeste (10%), Sul (9%) e Norte (7%).
Expectativas
Segundo Cláudio Conz, a previsão é de que o segmento de materiais de construção tenha 8,5% de crescimento em relação a 2017. O presidente da Anamaco mencionou ainda uma pesquisa realizada pela Pyxis Consumo Material de Construção, que indicou que os brasileiros devem gastar R$ 162,5 bilhões em materiais de construção até o final do ano, impulsionados principalmente pelo aumento do consumo da classe B, que deve ser responsável por 42% desse total.
“A classe C também deve impulsionar o crescimento do setor, pois quando há uma melhora na economia, essas pessoas voltam a investir nos reparos da casa”, afirma Conz. Para abril, 63% dos entrevistados pela Anamaco acreditam que as vendas serão superiores a março. Cerca de 12% dos lojistas pretendem realizar investimentos nos próximos 12 meses, e 15% pretendem contratar novos funcionários em abril.
Categorias
De acordo com o levantamento da Anamaco, dentre as categorias pesquisadas, tintas foi a que teve o melhor desempenho no mês, com um crescimento de 15% sobre fevereiro. Já a categoria de revestimentos cerâmicos cresceu 9%, seguida de telhas de fibrocimento (7%).
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