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Varejo de materiais de construção cresce em março

Varejo de materiais de construção cresce em março

Segmento de materiais de construção teve bom desempenho tanto na comparação anual quanto mensal. Confira as expectativas para 2018

O varejo de materiais de construção fechou o mês de março com bom desempenho. Em relação ao mesmo período do ano passado, o segmento teve aumento de 2% nas vendas, segundo a Pesquisa Tracking mensal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), que entrevistou 530 lojistas no final de março.

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Na comparação mensal, houve alta de 10%. Os números de fevereiro para março foram maiores porque, historicamente, o período costuma registrar bons resultados por conta do maior índice de chuvas. Consequentemente, a manutenção das casas aumenta.

“Historicamente, março é um mês de retomada de obras, pois é como se fosse o primeiro mês ativo do ano, de retomada da rotina de aulas, trabalho, fim de férias, o que contribui para que as pessoas voltem a construir e reformar. As ‘águas de março’ também trazem essa necessidade de reforma, principalmente de reparos no telhado e cuidados relacionados a infiltrações. Tudo isso movimenta o setor”, explica Cláudio Conz, presidente da Anamaco.

Segundo o estudo da entidade, todas as regiões do País apresentaram variações positivas no mês: Nordeste (15%), Centro-Oeste (12%), Sudeste (10%), Sul (9%) e Norte (7%).

Expectativas

Segundo Cláudio Conz, a previsão é de que o segmento de materiais de construção tenha 8,5% de crescimento em relação a 2017. O presidente da Anamaco mencionou ainda uma pesquisa realizada pela Pyxis Consumo Material de Construção, que indicou que os brasileiros devem gastar R$ 162,5 bilhões em materiais de construção até o final do ano, impulsionados principalmente pelo aumento do consumo da classe B, que deve ser responsável por 42% desse total.

“A classe C também deve impulsionar o crescimento do setor, pois quando há uma melhora na economia, essas pessoas voltam a investir nos reparos da casa”, afirma Conz. Para abril, 63% dos entrevistados pela Anamaco acreditam que as vendas serão superiores a março. Cerca de 12% dos lojistas pretendem realizar investimentos nos próximos 12 meses, e 15% pretendem contratar novos funcionários em abril.

Categorias

De acordo com o levantamento da Anamaco, dentre as categorias pesquisadas, tintas foi a que teve o melhor desempenho no mês, com um crescimento de 15% sobre fevereiro. Já a categoria de revestimentos cerâmicos cresceu 9%, seguida de telhas de fibrocimento (7%).

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