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O varejo precisa prestar atenção no mundo mobile

O varejo precisa prestar atenção no mundo mobile

As compras por dispositivos móveis só crescem, mas os consumidores apontam obstáculos desse canal que deveriam ser investimentos prioritários das marcas

A presença dos canais digitais é bastante importante na vida dos consumidores brasileiros – principalmente o mobile. Conforme aponta a pesquisa Total Retail, realizada anualmente na PwC, a proporção de pessoas que utiliza o uso de smartphones para compras pelo menos uma vez ao mês cresceu de 15% para 31%. A loja física, ainda a principal opção do público, foi citada por 55% dos respondentes (em 2013, o número era citado por 70%).

Gráfico: Fernanda Pelinzon, Grupo Padrão | Fonte: PwC
Gráfico: Fernanda Pelinzon, Grupo Padrão | Fonte: PwC

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“Esse comportamento destaca duas vertentes claras: a comodidade buscada pelo público, já que o smartphone está com o cliente praticamente o tempo todo, e a própria evolução tecnológica dos dispositivos, que estão cada vez melhores”, analisa Ricardo Neves, sócio da PwC e especialista em varejo e consumo. Mesmo os tablets, que em dado momento tinham uma maior adesão, atualmente perdem para os celulares.
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A adesão às compras online entre os brasileiros é um fenômeno que fica até mesmo acima da média global. Enquanto 75% dos entrevistados do Brasil têm três ou mais de experiência comprando virtualmente, globalmente esse número é de 64%. Com relação a frequência, 39% dos respondentes apontam consumir online mensalmente, enquanto a média global é de 34%.
As compras, porém, são preferencialmente feitas pelo computador. Os smartphones, nesse sentido, se destacam como uma ferramenta de comparação de preços e pesquisa de produtos – comportamento que também fica acima da média global, conforme o gráfico aponta:
Total Retail, PwC
Total Retail, PwC

A maior preocupação nacional com relação às compras mobile é a segurança de seus dados. 64% dos respondentes concordam que têm receio de ter suas informações roubadas ao utilizar o smartphone para compras.

Mesmo assim, um ponto merece destaque: quando questionados sobre os obstáculos gerais que enfrentam na hora de realizar as compras no mobile, o quesito ‘sites para dispositivos móveis não são fáceis de usar’ fica sensivelmente acima do receio sobre a segurança. Em tempos de mobile first, o varejo não pode correr esse risco.

Os obstáculos para o uso do canal mobile para compras

Total Retail, PwC
Total Retail, PwC

 

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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