Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que pequenos varejistas precisam saber para se digitalizar

O que pequenos varejistas precisam saber para se digitalizar

Especialistas compartilham dicas para a digitalização de pequeno varejistas com foco na presença e desempenho online. Confira!

A alta participação do comércio eletrônico no país é um reflexo da transformação digital impulsionada pela pandemia, em todas as esferas sociais. E os números estão aí para comprovar esse avanço e poder de negócios para pequenos varejistas também.

O varejo brasileiro presenciou um crescimento de 57% no fluxo de visitas em lojas físicas, em índice anual acumulado de março/21 a março/22. Os dados são da última edição do IPC (Índices de Performance de Varejo), realizado pela HiPartners com chancela da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Paralelamente, o comércio eletrônico faturou R$ 161 bilhões em 2021, de acordo com levantamento da Neotrust — 113,9% a mais que em 2019.

Digitalização na linha de frente dos varejistas

A digitalização pode corresponder à criação de novas lojas nativas digitais, lojas com tradição no mercado físico que expandiram a atuação para o e-commerce ou, até mesmo, uso de tecnologias digitais nos processos organizacionais de lojas que atuam exclusivamente no varejo físico.

Nesse sentido, Jonatan da Costa, CEO da Área Central, companhia especializada em compras conjuntas para empresas, acredita que as tecnologias digitais, alinhadas aos processos físicos, podem gerar mais sucesso aos pequenos varejistas.

“No mercado atual, com mais e mais empresas disputando o mesmo nicho, os empresários precisam encontrar novas formas de pensar e fazer negócios para sobreviver. Uma dessas maneiras é a atuação em conjunto com outros players, de forma associada. O objetivo dessas parcerias que passam pela digitalização é obter vantagens estratégicas e agregar valor aos produtos e serviços comercializados, beneficiando os clientes”, contextualiza Costa.

Como exemplo Costa cita a solução oferecida pela empresa, que integra centrais de negócios. Elas reúnem empreendedores com objetivo de ganhar competitividade e ter mais chance de crescimento, além de acesso a novos mercados por meio da compra conjunta.

Soluções financeiras e a busca pela diminuição de custos para varejistas

O processo de associação em busca de diferenciais competitivos para pequenos lojistas também está presente na atuação do comércio digital. Jaison Goedert, co-fundador e CEO da Magazord Digital Commerce, startup com serviços para e-commerces, acredita que o negócio de pequeno porte pode enfrentar dificuldades quando inicia sua atuação no varejo digital, começando pelo custo em transações financeiras.

“Há diversas taxas operacionais para processamento de pagamentos, a depender de cada método utilizado pelo consumidor final. Contudo, o custo de cada operação varia conforme o volume total de processamentos mensais. Consequentemente, o pequeno lojista não consegue competir no mercado com o mesmo custo operacional que um gigante do varejo”, explica.

Comparativamente, a loja que está ingressando no comércio eletrônico pode ter dificuldades em se destacar como opção de compra do consumidor final, avalia Goedert. De olho nesse desafio, ele explica que a Magazord desenvolveu o próprio gateway de pagamento que, em 2021, processou mais de R$ 530 milhões em Volume Bruto de Mercadoria (GMV). A solução financeira concentra e intermedeia as transações realizadas por mais de 1100 lojas virtuais.

“Com um montante mensal de transações bem expressivo, conseguimos as menores taxas financeiras do mercado. A redução do custo operacional possibilita que os e-commerces criem promoções, liberem cupons especiais e fidelizem seus consumidores”, destaca Goedert.

Importância da presença digital

Atualmente, é fundamental que empresas de todos os portes tenham uma atuação digital ativa e constante. Conforme a pesquisa “Presença Digital” da HostGator, multinacional de hospedagem de sites e provedora de serviços online, feita com cinco mil comerciantes em 2021, quase 60% dos empreendedores passaram a investir no digital. Desses, 64% perceberam aumento nas vendas por esse formato.

O levantamento também apontou que um terço dos negócios declaram manter comércio online e físico. “O consumidor continua buscando informações e conferindo o produto de uma marca na loja online, e, após tomar uma decisão, vai até o espaço físico para concluir a compra e receber a mercadoria. Essa integração do ambiente digital ao físico deve se firmar como um dos principais impactos do pós-pandemia para o varejo”, analisa Ricardo Melo, vice-presidente de marketing da HostGator Américas.

Vale também conhecer os insights apresentados por diversos especialistas e profissionais de varejo durante o Discovery Commerce Summit. Datas sazonais, novos drivers de compras, busca por conveniência, consumo consciente, predominância pelos canais digitais e muitas outras observações de como o consumidor está se relacionando com varejistas de sucesso.

Enfim, seja para o acompanhamento dos novos comportamentos de consumo ou para seguir evoluindo em competitividade e presença de mercado, pequenos e médios varejistas estão seguindo a cartilha da inovação e da digitalização – sem perder o claro humano, característica inerente ao varejo.

Parcerias, integração, apoio tecnológico… Muitos são os caminhos e soluções para o pequeno empreendedor do comércio eletrônico optar visando o incremento do seu negócio. O mais importante é ter em mente que o caminho é um só: para transacionar com o consumido prover boas experiências é fundamental.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

O WhatsApp Pay como ferramenta para facilitar e aumentar as vendas 

Com inflação em alta, Carrefour faz ações para atender o cliente e tornar compras acessíveis 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]