/
/
O que está acontecendo com a alimentação dos brasileiros?

O que está acontecendo com a alimentação dos brasileiros?

Consumir salgados às refeições completas, deixar de comer carne... Na semana em que se comemora o Dia do Consumidor, veja o que dizem pesquisas sobre o consumo alimentar dos brasileiros

Na semana quem se comemora o Dia do Consumidor, falar sobre alimentação é um ponto sensível. É fato que se trata de uma questão básica e, independentemente de preferências, todos nós deveríamos realizar nossas refeições de forma digna e saudável.

Por outro lado, é de conhecimento de todos também que, cada vez mais, a alta de preços dos alimentos tem criado desafios enormes para que o brasileiro consiga fazer, se quer, uma refeição decente por dia.

Nesse cenário alguns estão buscando alternativas – e nem sempre as mais saudáveis. Segundo dados da Kantar, os salgados prontos aumentaram em 3% na preferência do cardápio dos brasileiros entre 2019 e 2022.

De acordo com o instituto, desde 2019 as refeições vêm deixando de ser prioridade entre os brasileiros que comem fora de casa. Muito por conta da crise econômica e da inflação dos preços, os snacks, principalmente salgadinhos de pacote e salgados prontos, a exemplo de coxinhas e esfihas, passaram a ser mais consumidos no Brasil.

Dados do Consumer Insights 2022, estudo produzido pela consultoria Kantar, também revelam que os salgados passaram de 11% (2019) para 15% (2022) na preferência dos consumidores na hora das refeições. Enquanto isso, as refeições completas caíram de 7% para 4%, respectivamente.

“A crise está afetando mais o consumidor humilde. Prova disso é que vemos um movimento das pessoas começarem a buscar uma alimentação um pouco mais barata”

As classes D e E são as principais responsáveis pelo aumento do consumo de snacks, seja para matar a fome ou devido aos gastos com as refeições, que aumentaram 35,7% no último ano para esse grupo. Inclusive, é uma alternativa mais buscada pelo público entre 35 e 44 anos de idade (6,8%).

“De forma geral, a crise está afetando mais o consumidor humilde. Prova disso é que vemos um movimento das pessoas começarem a buscar uma alimentação um pouco mais barata, deixando de gastar fora de casa e optando pelas marmitas e lancheiras”, revela Hudson Romano, gerente sênior de Consumo Fora do Lar da Kantar.

É válido destacar também que os snacks vêm crescendo, especialmente, como opção para café da manhã e lanche da tarde – entre 2019 e 2022, 89% do aumento de consumo de salgados ocorreu nestas ocasiões. Enquanto isso, houve uma retração de 61% no mesmo período para refeições no almoço.

Conheça o Mundo do CX

Brasileiros deixaram de comprar carne

Uma outra pesquisa, da companhia de benefícios VR, revela que os brasileiros estão deixando de comprar carne. O motivo (pelo menos para alguns): o bolso não acompanha a fome pela carne.

Numa pesquisa da VR em parceria com o Instituto Locomotiva, o estudo afirma que 95% dos brasileiros diminuíram a compra de alguns produtos ou serviços por causa da inflação, e o maior impacto percebido foi na alimentação.

A alta dos alimentos prejudicou o poder de compra e comprometeu grande parte do orçamento dos consumidores. Em meio a dificuldade, muitos passaram a ter de fazer escolhas difíceis no dia a dia.

A carne está menos presentes na mesa de 83% da população

Quando questionados sobre os principais produtos e serviços que os trabalhadores deixaram de comprar, itens como a carne está menos presentes na mesa de 83% da população. A alimentação fora de casa (70%), roupas (57%) e viagens (56%) foram cortados da rotina.

O consumo de leite também foi reduzido por 53% dos trabalhadores. Além disso, consumidores passaram a recorrer a marcas similares e mais baratas (68%) para diminuir o impacto no bolso.

Priscila Abondanza, diretora executiva de Experiência do Cliente da VR, explica que o cenário é desafiador: “O aumento dos preços influencia a decisão de consumo, dificulta a retomada do poder de compra do consumidor e o seu sustento. O contexto atual chama a atenção para a alimentação e reforça a importância de oferecer benefícios para garantir segurança alimentar e qualidade de vida aos trabalhadores.”

Renda familiar não é suficiente e prejudica a alimentação

Mesmo com o verdadeiro malabarismo para equilibrar os gastos, a renda dos trabalhadores não tem acompanhado o custo de vida. O estudo  da VR também apurou que para 59% dos consumidores a renda familiar não é suficiente para fechar o mês, e às vezes falta. Apenas para 5% dos ouvidos o montante recebido é mais do que suficiente para fechar as contas.

Com pouco dinheiro circulando, em uma eventual situação de desemprego, 27% dos trabalhadores entrevistados avaliaram que conseguiriam se manter por menos de um mês.
Outro fator apurado pelo estudo é que a gestão financeira não faz parte da realidade dos consumidores. Para 56% é difícil controlar os gastos e 33% não fazem controle de despesas.


+ Notícias

As 16 meta trends para 2023 

O que as marcas podem aprender com o fã de esportes? 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]