/
/
Unilever anuncia plano global de ESG para toda sua cadeia de valor

Unilever anuncia plano global de ESG para toda sua cadeia de valor

Em seu plano, empresa busca trabalhar com parceiros, marcas e tecnologias para ações climáticas, inclusão e saúde

A contagem regressiva começou para a Unilever. Isso porque a gigante global de bens de consumo está anunciando a Unilever Compass, um plano de ESG que visa reformular sua cadeia de valor que vai desde seus alimentos até limpeza e higiene pessoal. Em coletiva nesta terça-feira (9) com executivas e executivos das áreas de beleza, sustentabilidade, fornecimento, home care e alimentos, a empresa revelou suas diretrizes e metas de seu compromisso com o meio ambiente e a sociedade.

Em seu extenso plano, a Unilever busca trabalhar com parceiros, suas marcas e tecnologias para ações climáticas, proteção e regeneração da natureza e economia circular. Quanto ao compromisso social, o comprometimento é com diversidade e inclusão, aumento do padrão de vida e perspectiva de futuro.

A empresa calcula impactar mais de 1 bilhão de pessoas anualmente até 2030 com suas ações de ESG.

Presidente da Unilever na América do Norte, Fabian Garcia disse que a visão da empresa é ser líder global em negócio sustentável. “Vamos mostrar como nosso modelo de negócio, guiado por seu propósito e aderente ao futuro, tem desempenho superior, trazendo resultados financeiros consistentemente.”

Clima e meio ambiente

O Unilever Compass para clima e meio ambiente tem metas para 2023-2025, 2030 e 2039. Até 2023, a Unilever quer ter uma cadeia de fornecimento livre de desmatamento para óleo de dendê, papel, chá, soja e cacau. Já para os próximos cinco anos, o plano é reduzir a fabricação de plásticos novos em 50% , reciclar 25% de todos seus plásticos, fazer com que todos os plásticos sejam de material reciclável e zerar o desperdício de comida em todas as operações.

Para 2030, o objetivo é parar as emissões de gases do efeito estufa, ajudar a proteger 1,6 milhão de hectares, florestas e oceanos, substituir combustíveis fósseis por energia renovável em todos seus produtos de limpeza, empoderar fazendeiros e pequenos agricultores para protegerem o meio ambiente, implementar programas de reuso da água em mais de 100 regiões e fazer com que todos seus ingredientes sejam biodegradáveis.

Para 2039, o plano é zerar emissões em toda a cadeia de produção.

Bem-estar

Quanto às diretrizes em bem-estar e saúde, a Unilever reforça suas metas com conquistas recentes. Hanneke Faber, presidente para comida e refrescos, cita a reinvenção do caldo em tablete da Knorr, que foi lançado recentemente no Brasil sem o sal.

“Um problema de anos é como fazer produtos Knorr sem sal, mas que ainda seja saboroso. Claro que se não for saboroso, ninguém come, o que prejudica nosso propósito. Nossos cientistas reinventaram o produto. Fizeram uma série de testes para criar a essência de vegetais, ervas e pimentas que tenham um sabor rico sem sal”, diz ela enfatizando o trabalho de textura e preservação das proteínas.

A executiva também cita o Vegetarian Butcher, hambúrguer de carne a partir de plantas que hoje é vendido no Burger King.

Além de produtos, a Unilever tem trabalhado em parcerias com organizações mundiais como o Fórum Econômico Mundial e o Conselho Mundial de Negócios para Desenvolvimento Sustentável para ajudar o Global Food System Summit, ligado à ONU (Organização das Nações Unidas). Além disso, a empresa trabalha com startups para alternativas de proteínas e tecnologias para redução de desperdício de comida em restaurantes.

plano ESG unilever
Fonte: Pexels

Beleza e higiene

Para a área de beleza e higiene, a Unilever dará ênfase às representações tanto em suas embalagens quanto peças publicitárias. Esi Bracey, vice-presidente para beleza e cuidado pessoal para América do Norte, afirma que a empresa quer ter certeza de ter um portfólio inclusivo de marcas, dando importância a todas as peles, cabelos e tipos de corpo.

“E por isso estamos dizendo ‘não’ para a palavra ‘normal’. Estamos fazendo esta mudança em todas nossas embalagens e propagandas. Está claro nas pesquisas que isso é um imperativo. Sete em 10 pessoas concordam que ‘normal’ tem um impacto negativo. E este número é ainda maior entre jovens entre 18 e 35 anos”, diz Bracey.

A Unilever diz que combaterá estereótipos nocivos e alterações digitais de imagem, ao passo que incentivará as perspectivas de representação de diversidade.

Problemas complexos, soluções holísticas

Ao longo dos anúncios referentes às diretrizes e metas, executivos da empresa reforçaram o desafio de criar uma economia circular, e que se as soluções fossem fáceis, já teriam sido tomadas. Richard Slater, chefe de desenvolvimento e pesquisa da Unilever, reforça que é preciso ir além dos próprios produtos.

“Há muito o que reparar no sistema todo. Temos que promover novos modelos de negócios e que tenham escala. Precisamos reciclar mais plásticos do que vendemos.”


+ Notícias 

Mercado Livre lança programa “Regenera América” com foco na sustentabilidade 

Por dentro do S da ESG: sua importância e como colocá-lo em prática 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]