Pesquisar
Close this search box.
/
/
Unilever: conhecimento profundo sobre o consumidor brasileiro

Unilever: conhecimento profundo sobre o consumidor brasileiro

Yasmine Antacli, Diretora de Marketing da Unilever, explica como é possível desenvolver produtos relevantes e com propósito real para o consumidor brasileiro

O que define os principais objetivos e metas de uma empresa em relação à experiência do cliente? A Unilever tem como premissa colocar o consumidor no centro de todas as ações e tomadas de decisão. “Nosso objetivo como empresa é conhecer e entender profundamente nosso consumidor, identificando não só o que ele deseja, mas também o que precisa”, frisa Yasmine Antacli, Diretora de Marketing da Unilever.

Para se manter próximo ao cliente e antenada às necessidades do mercado, Yasmine conta que a Unilever estabelece “uma relação bilateral”, onde mantem uma escuta ativa por diversos canais, mas também busca manter o diálogo com seus consumidores para capturar o que eles pensam, seja por pesquisas, testes e visitas aos pontos de venda e também ao lar dos consumidores.

“Além disso, buscamos conhecer as tendências do segmento e do comportamento humano, para oferecer o que é mais relevante quando falamos em produto. Trazemos a voz do consumidor para o centro do negócio, olhando as necessidades e antecipando movimentos do mercado, criando soluções que fazem sentido e que resolvem as dores dos nossos clientes”, sintetiza Yasmine.

Mensurar ações e resultados em CX é prioritário

Com essa visão integrada sobre ações, preferências de consumo e perfil de público, Yasmine explica que o foco no consumidor é um pilar cultural da Unilever, entendido, inclusive, uma competência essencial em cada pessoa do time. Um exemplo disso está na avaliação de desempenho e performance dos colaboradores, analisada pelo quanto ele consegue atender as necessidades do cliente. Para medir esse resultado a Unilever tem diversas metodologias e parceiros.

Yasmine explica: “a companhia realiza pesquisas contínuas para mensurar a penetração dos produtos, a frequência de compra, o conhecimento da nossa comunicação e das nossas campanhas. Temos a área de PDC (People Data Center), que estuda e usa ferramentas, dados e insights, monitorando redes sociais, além de investir em estudos sobre hábitos de consumo, comportamento de compra, tendências do consumidor, unindo as métricas com o nosso conhecimento do cliente e do mercado brasileiro. Além disso, trabalhamos em parceria com institutos de pesquisas renomados para realização de pesquisas Ad Hoc”.

 Aprendizado constante

Além de pesquisas, uso de dados e de ferramentas de interação com o consumidor, Yasmine ressalta que faz parte da cultura da Unilever “aprender com campanhas e produtos anteriores”. “Sempre após uma campanha, reunimos diversas áreas e o time de marcas para um encontro onde discutimos os aprendizados e resultados obtidos, com objetivo de sermos mais assertivos no próximo desafio”, pontua Yasmine.  

“É uma combinação de ferramentas e áreas que caminham juntas no dia a dia para desenvolver todas as nossas inovações, não só criando novos produtos, mas também propondo novas soluções. Outra fonte de informação muito relevante para termos mais conhecimento do consumidor é o nosso e-commerce, que disponibiliza muitos dados sobre hábitos de consumo e penetração de produtos por região”, completa Yasmine.

Harmonizando CX e resultados de negócios

Nessa jornada em CX, a Unilever procura estabelecer uma relação harmoniosa entre experiência e resultados do negócio. Uma cultura interna bem estabelecida e disseminada sobre o valor da experiência do cliente e a utilização de tecnologia de ponta constroem a base dessa estratégia.

Yasmine Antacli, Diretora de Marketing da Unilever.

“Nossa rotina e cultura de utilização de dados – pré e pós lançamento de um produto – e de conhecermos profundamente o consumidor, e o mercado brasileiro, nos leva a resultados muito positivos”, destaca Yasmine.

Yasmine explica que a companhia tem “um funil bastante robusto” para entender e conhecer o consumidor, até o produto chegar nas gôndolas. Usando tecnologias como Inteligência Artificial e metodologias de neurociência para criação e desenvolvimento de produtos, até a participação das áreas de Conteúdo e Digital.

Pensando em uma perspectiva de negócio, Yasmine aponta também a importância de ouvir o segmento e entender a relevância dos produtos da Unilever para o varejo. “São dois pilares essenciais importantes, o entendimento do consumidor e a relevância das inovações para o setor de Home Care”, resume a executiva.

Personalização

Outro ponto importante nessa jornada em CX da Unilever está na personalização. Yasmine explica que a companhia busca nos dados a informação básica para a criação de qualquer produto. Dados de comunicação e segmentação de perfil constroem então um portfólio de produtos extenso e completo.

O OMO Ultra Power, por exemplo, nasceu a partir de uma pesquisa onde a companhia descobriu a necessidade de um produto com alta performance para a remoção de manchas, além de um ultra cuidado com o tecido das roupas. Outro bom exemplo é o último lançamento da linha, o OMO Branco Absoluto, para limpeza de roupas brancas. Após pesquisas quantitativas e social listening, a Unilever entendeu que a segunda maior dor do consumidor no segmento é o cuidado com as roupas brancas. A partir desse insight, foi desenvolvido o produto.

Essa competência e segurança no lançamento de novos produtos em sintonia com o púbico, vem de um mergulho na cultura local de cada região do Brasil, para entender profundamente a pluralidade dos brasileiros e seus comportamentos. Além disso, as respostas e interações dos consumidores com todas as comunicações com a marca são muito bem avaliadas e decisivas nesse processo – sejam campanhas ou publicações nas redes sociais. A Inteligência Artificial (IA) e neurociência também está por trás da criação e desenvolvimento dos produtos. “Estamos em constante transformação e aprimoramento, sempre com objetivo de entregar a melhor solução e experiência aos nossos consumidores”, frisa Yasmine.

Tempo e recursos dedicados ao consumidor

Mas qual seria o maior segredo da Unilever para atingir essa qualidade em CX? Yasmine diz que “é preciso olhar menos para dentro e mais para fora”. “É sobre perder menos tempo com a parte burocrática e interna da empresa e garantir, de fato, que o tempo e recursos sejam dedicados ao consumidor, para escutar e conhecer melhor o cliente”, define.

“Só assim conseguimos capturar tendências, buscar inspirações e criar soluções que fazem sentido para todos. Saindo do escritório e da zona de conforto conseguimos conhecer realmente nosso mercado que, no caso dos brasileiros, possui diversos hábitos e que mudam de acordo com a região em que vivem. Só com esse olhar é possível desenvolver produtos relevantes e com propósito real”, conclui Yasmine.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]