Pesquisar
Close this search box.
/
/
Meu primeiro bilhão: a busca pelo primeiro unicórnio brasileiro

Meu primeiro bilhão: a busca pelo primeiro unicórnio brasileiro

Até agora, nenhuma startup do país chegou ao sonhado US$ 1 bilhão em valor de mercado. Saiba quais são os palpites de especialistas

Unicórnios são animais mitológicos, considerados raríssimos e que tem a imagem relacionada à pureza e força. No mundo da tecnologia, contudo, o termo é utilizado para definir aquelas startups que ultrapassaram a barreira do US$ 1 bilhão em valor de mercado. A missão para chegar nesse patamar não é simples. Claro que estamos acostumados com portentos do tamanho do Uber, que já é avaliado em mais de US$ 60 bilhões, e do Airbnb, que já ultrapassou os US$ 30 bilhões, mas a realidade é bem diferente para outras companhias.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

É só pegar o Brasil como exemplo. Até agora, nenhuma empresa chegou próxima de atingir essa barreira no país. Esse foi o tema do debate realizado nesta quarta-feira (26) entre Pedro Waengertner, CEO da aceleradora ACE, Felipe Matos, fundador da Startup Farm, Lucas Vargas, CEO da VivaReal, e João Kepler Braga, investidor anjo e fundador da Bossa Nova Investimentos.

Na conversa, alguns arriscaram os seus palpites. As startups mais lembradas foram as já estabelecidas 99 e Easy, de soluções de transporte, a fintech Nubank, a Movile, dona de aplicativos como o iFood e o Rapiddo, e também a PSafe, especializada em aplicativos de segurança e performance digital. Quando isso irá acontecer, ficou na incógnita.

Todas essas startups receberam aportes milionários nos últimos anos. Para pegar o exemplo mais recente, a 99 teve um investimento de US$ 100 milhões realizado pela gigante chinesa DiDi, considerada a “Uber chinesa”. “Mesmo ainda não tendo alcançado esse patamar, dá para perceber que o Brasil evoluiu muito”, afirma Matos, da Startup Farm. “Esse debate era praticamente inexistente até poucos anos atrás.”

Os tempos são outros

Quem concorda com a afirmação de Matos é Lucas Vargas, CEO da Viva Real. Afinal, a sua empresa também busca o título de unicórnio. Até agora, a startup focada em soluções para o mercado imobiliário já recebeu investimentos de US$ 70 milhões, número que pode aumentar em um futuro próximo.
“Essa barreira é psicológica, pois queremos gerar cada vez mais valor para os nossos acionistas e clientes”, diz ele. “Mas certamente queremos quebrá-la.”

A empresa vem investindo em uma espécie de marketplace do mercado imobiliário. No entanto, mais do que vender e alugar imóveis pelo Brasil, ela quer trazer soluções para os compradores e vendedores. “Fizemos uma pesquisa e mostramos que as duas pontas dão nota 3 para o negócio que fizeram”, diz Vargas. “Se damos nota 3 para algo, é que a experiência foi péssima, então temos muito espaço para melhorar o setor.”

Diamantes ainda não lapidados

Como aceleradores, tanto Waengertner quanto Braga falam diariamente com startups em busca dos primeiros investimentos. Segundo eles, há ótimos negócios esperando ser acelerados e, ao contrário do que se via em outros tempos, as empresas e os empreendedores estão alcançando um nível de amadurecimento muito mais rápido.

“O empreendedor está mais educado, gerando conhecimento e estão conseguindo ultrapassar barreiras com muito mais velocidade”, diz Braga, que tem um portfólio de mais de 100 startups que, juntas, valem R$ 2,5 bilhões.

Para Waengertner, esse movimento é resultado de um avanço da população na busca de conhecimento sobre o assunto. “Antigamente, antes de qualquer evento, tínhamos que explicar até o que era uma startup”, diz ele. “Os tempos estão mudando.”

A primeira edição do Whow! Festival de Inovação, organizado pelo Grupo Padrão, que publica Consumidor Moderno, acontece em mais de 70 lugares de São Paulo. Acompanhe a cobertura aqui e nas redes sociais com a #WhowFestival!

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]