Pesquisar
Close this search box.
/
/
Uma odisseia viralizante

Uma odisseia viralizante

Em outras épocas, exploradores, aventureiros e escritores percorriam o mundo buscando o assombroso. Hoje, a Internet nos expõe a milhares de maravilhas por minuto. Em Verne, estão as que nos fascinam.

O parágrafo acima é a descrição da nova página de conteúdo para Internet do periódico espanhol EL PAÍS. Batizado de Verne ? clara homenagem ao escritor francês de aventuras fantásticas como ?Vinte Mil Léguas Submarinas? e ?A Volta ao Mundo em 80 Dias? – o website (com Twitter e Facebook) explora os assuntos na Internet que criam e descobrem conteúdos virais para redes sociais.

Generalista, porém, dirigida ao publico jovem e usuário de tecnologias móveis, Verne publicará a cada dia assuntos variados e atuais – sempre tendo o espantoso como prisma para enfocar a realidade. A nova página, segundo informou o jornal em nota oficial em seu site, estará em constante desenvolvimento; infográficos, gifs animados, vídeos, listas, fotos, ilustrações e todos os outros formatos necessários para abordar de maneira diferente os temas mais comentados na rede serão utilizados pela equipe de conteúdo.

?Pensamos naqueles leitores que se interessam por atualidades, mas que não têm muito tempo para segui-las… o que hoje significa quase todo mundo. Estamos tão saturados de informação na Internet que necessitamos de novas narrativas que mantenham nosso interesse?, afirma Delia Rodríguez, diretora do Verne.

Delia terá um grande desafio pela frente. Entre eles, responder algumas questões: Por que milhares de pessoas decidem ver o mesmo vídeo, enquanto a maioria passa despercebida? O que nos leva a compartilhar uma notícia ou outra? Onde nascem as tendências da Internet? O objetivo de Verne, segundo a diretora, é ?contar as histórias que há por trás de milhares de likes?.

Dei uma checada no site – que está bem no inicio dos posts – e, na questão do design nada tem de espantoso, é básico, bem básico, aliás. Das notícias que me chamaram a atenção há uma sobre um meme com fotos de diversas livrarias ao redor do mundo que descreve o ?inferno? de seus atendentes. Placas entre pilhas de livros com a frase: ?Não lembro o título, mas a capa era azul?, foram feitas pelos próprios atendentes ironizando o cotidiano do atendimento.

Outra, bem mais interessante, é sobre o projeto do fotógrafo autodidata Sandro Miller, que convidou o ator John Malkovich para um ensaio que reproduz retratos históricos dos fotógrafos que inspiraram Miller. Se chama ?Malkovich, Malkovich, Malkovich?, estará em exposição de 7 novembro a 31 e janeiro na Edelman Gallery de Chicago.

Uma empreitada que utiliza o poder do viral para impulsionar o compartilhamento de ?velhas novidades?, ou a tentativa de inserir a própria plataforma Verne nessa odisseia viralizante? As duas coisas, talvez.

Todavia, vale a pena acompanhar o desafio da equipe do Verne em explorar as curiosidades por trás desses fatos na busca de tornar o viral algo ainda mais compartilhável e, porventura, mais interessante.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]