Se você já era um consumidor nos anos 1980 e 1990, é certo que deverá se lembrar do talão de tíquete refeição. O jeitinho brasileiro fez o benefício um sucesso não apenas em alimentação, mas em outros inusitados serviços. Por outro lado, havia um problema. Os restaurantes raramente devolviam o troco em dinheiro, mas, sim, um papel sem valor assinado pelo dono do restaurante. A tal nota promissória informal foi o ponto de partida da inovação da Alelo.
A empresa foi pioneira no uso do cartão (com tarja e chip) de benefícios e isso pôs fim à prática do uso do papel sem valor. Ela também foi pioneira em benefício para cultura, fez o primeiro aplicativo do setor, lançou uma plataforma on-line chamada de Meu Alelo e até já se aventura no universo dos smartwatches.
E teve muito mais. ?Aqui, temos dois níveis de inovação: no setor de produtos, ou seja, na transformação da vida dos consumidores. Além disso, temos a área de interação com três clientes: o beneficiado, o dono do estabelecimento e o RH das empresas?, disse André Turquetto, diretor de marketing e inovação da Alelo.