Pesquisar
Close this search box.
/
/
Um ano após a chegada no Brasil, saiba o que a Alexa pode fazer

Um ano após a chegada no Brasil, saiba o que a Alexa pode fazer

O lançamento da Inteligência Artificial da Amazon completa 12 meses. Confira números curiosos sobre o aprendizado durante o período

A disputa pela IA mais inteligente do mundo segue acirrada. Porém, quem usa essas tecnologias no dia a dia sabe que a Alexa, Inteligência Artificial (IA) da Amazon, surpreende com a quantidade de solicitações que sabe atender. Lançada no Brasil há 12 meses, a IA já chegou por aqui com o saber adquirido fora do País. O conhecimento vinha sendo acumulado desde 2014. Ainda assim, o que a Alexa pode fazer hoje é muito mais do que há um ano.

À época do lançamento, a Alexa contava com 300 skills (recursos que são embutidos na IA, como notícias, meditação, auxiliar de home office, entre outros). Hoje, já são 1400.


Confira mais números e saiba o que a Alexa pode fazer no Brasil:

  • “Alexa, bom dia!” foi dito mais de 9 milhões de vezes.
  • “Alexa, que horas são?” – clientes perguntaram mais de 9 milhões.
  • “Alexa, como está o tempo?” – foi perguntada mais de 3,5 milhões de vezes
  • “Alexa, boa noite” – foi dito mais de 3 milhões de vezes.
  • “Alexa, conta uma piada?” – foi perguntada mais de 4,5 milhões de vezes nos últimos 12 meses.
  • “Alexa, imita o Silvio Santos?” – foi perguntada mais de 400 mil vezes.
  • Clientes pediram para a Alexa cantar músicas mais de 8 milhões de vezes. Ela sabe cantar as suas próprias músicas, como o samba de Carnaval, seu rap, e “Alexa, o Musical”.
  • “Alexa, tocar sertanejo” e “Alexa, tocar funk” foram os pedidos de música mais solicitados para a Alexa no Amazon Music.

Confira algumas das skills mais utilizadas pelos clientes:

  • Cookpad, a skill de receitas que guia os usuários ao cozinhar, foi utilizada mais de 350 mil vezes.
  • O jogo Show do Milhão foi utilizado mais de 350 mil vezes.
  • Pais pediram para abrir a skill da Galinha Pintadinha mais de 100 mil vezes.
  • Skills de horóscopo foram abertas mais de 50 mil vezes.

Novos devices

Há 12 meses a Amazon lançou também a família Echo de smart speakers. Na ocasião foram anunciados Echo, Echo Dot e Echo Show 5, e também o aplicativo Alexa gratuito para smartphones e tablets. Recentemente, a Amazon lançou quatro novos dispositivos com Alexa – Echo Show 8, Echo Dot com Relógio, Echo Studio e Fire TV Stick Lite – e anunciou também a nova linha de dispositivos Echo que ficaram disponíveis esta semana no Brasil – como novo Echo e novo Echo Dot – além dos novo Echo Dot com Relógio e Echo Show 10 que chegarão em breve. “Em menos de um ano, a família Echo no Brasil dobrou de tamanho e cresceu de três para seis dispositivos disponíveis”, comenta Jacques Benain, gerente-geral para dispositívos da Amazon no Brasil.

Além disso, a Alexa torna mais fácil conectar dispositivos de casa inteligente. Diferentes marcas – como Philips, Positivo, Samsung, Multilaser, Roomba – foram lançados neste período e trouxeram a Alexa integrada ou são compatíveis com ela. “Estamos muito felizes com a trajetória da Alexa até aqui, e vamos continuar trabalhando duro para melhorá-la ainda mais”, diz Ricardo Garrido, Country Manager para Alexa no Brasil. “Este primeiro ano foi encorajador, recebemos ótimos comentários de nossos clientes e a família Echo está entre os produtos mais vendidos em períodos de promoção na Amazon.com.br, como a Black Friday 2019 e o Prime Day deste ano”, completa.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]