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Uber: a revolução do comportamento em prol da humanidade

Uber: a revolução do comportamento em prol da humanidade

A tendência da economia marginal parece ser uma avalanche contra a formalidade. E, tal qual, difícil de ser contida

O Uber é pop. E é polêmico. Cerca de 2.500 taxistas protestaram na Praça Charles Miller contra o aplicativo que suberteu a ordem das indústrias de transporte privado ? e que incomoda muita gente no mundo inteiro.

A prefeitura de São Paulo afirma que o aplicativo é ilegal e que já estão sendo tomadas providências pelo mundo. Mas os consumidores não pensam assim. A bancária Mariana Silveira é uma das entusiastas do app, em especial nas viagens internacionais. ?Lá fora não dá para se familiarizar tão imediatamente com o serviço de transporte e o Uber é febre mundial?.

Compartilhar: a pauta do mundo dos negócios

De acordo com a prefeitura, Google, Uber e Apple, responsáveis pelo aplicativo, foram notificados. Mas e daí?

Hoje o aplicativo teve um número cinco vezes maior de downloads do que a média. Parece que protestar não é suficiente.

O Uber é apenas uma pequena amostra de uma mudança de comportamento essencial, que já nasce com as novas gerações: não precisamos do sistema.

Economia colaborativa: uma via de mão dupla

Os modelos de economia compartilhada e informal, como Uber e AirBnb provam que o oficial é um mero detalhe e que a autonomia é inevitável. Não queremos obedecer ao mercado. Por isso pipocam vertiginosamente startups e o modus operandi de quem não quer obedecer regras, ao consumir, ao trabalhar, ao morar.

Ao contrário do que é oficial e, naturalmente, burocrático, esses modelos são sustentáveis por natureza, que criam um ecossistema marginal, mas que fará com que toda a cadeia precise ser repensada.

Uber promete ter um milhão de mulheres motoristas até 2020

Não adianta espernear. Seja no Brasil ou na Europa (taxistas já brigam contra desde 2014), mudamos. O consumidor mudou e se o mercado não mudar, será substituído por todo o resto que brota de mentes inquietas e insubordinadas.

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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