/
/
Como a era do streaming pesa no bolso do consumidor?

Como a era do streaming pesa no bolso do consumidor?

Com mais e mais serviços, os preços se assemelham aos da TV por assinatura. E isso significa dizer que alguns monopólios podem se desfazer

Hoje, vivemos a era do streaming por assinatura e a Netflix é prova do tamanho do sucesso nesse setor: 222 milhões de assinantes em 190 países — um Brasil inteiro concentrado em uma única plataforma. E não somente ela mantém esse monopólio; a Amazon Prime Video já alcança mais de 200 milhões de assinantes mundo afora, seguida pela Disney +, recente no mercado, com 130 milhões, e HBO Max, que caminha para os 80 milhões.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da Consumidor Moderno 

O consumidor agora também se vê diante de um dilema: paga (caro) pelos vários serviços de streaming para ter acesso ao conteúdo que gosta e percebe, dessa forma, que talvez ele não seja tão barato, gerenciável e vantajoso quanto o prometido.

O brasileiro já paga mais de dois serviços de streaming

Se antes a Netflix possuía um monopólio sobre os serviços de streaming, hoje sua popularidade já não é tão elevada. Ainda que ela detenha um número de clientes superior às suas concorrentes famosas, ela também andou perdendo público: no último balanço do primeiro trimestre, a empresa fechou seus relatórios com 200 mil assinantes a menos.

E esse número pode sim ter a ver com o bolso do consumidor, posto que os valores hoje se somam ao cartão de crédito ou débito automático e, em especial após a pandemia, as pessoas têm cortado alguns gastos. Mas ele também tem tudo a ver com a quantidade de serviços no mercado.

De acordo com um relatório realizado pela Opinion Box no início deste ano, dois a cada três brasileiros já assinam dois serviços de streaming distintos. E vale destacar que 20% dos entrevistados inclusive assinam quatro ou mais deles, o que mostra que esse serviço só cresce com o passar dos meses.

Leia mais: O streaming a todo vapor: 81% dos brasileiros compram produtos anunciados nas plataformas

Sobreposição de valores: o streaming já custa
o mesmo que a TV à cabo?

Ainda que haja preferência, é de se notar que os preços se acumulam e, em breve, o consumidor terá que fazer escolhas sobre qual plataforma deseja manter sua assinatura ao longo do tempo. Para se ter ideia, o preço de duas plataformas já gira em torno dos R$ 50 mensais e esse valor pode subir ainda mais de acordo com a quantidade de serviços comprados.

Hoje, conforme aponta a pesquisa da Opinion Box, apenas 35% dos brasileiros que assinam um serviço de streaming optam por apenas uma plataforma — que normalmente é a Netflix. E o serviço mais econômico do famoso aplicativo custa R$ 25,99 ao mês para uma tela, podendo chegar a R$ 55,90 para mais usuários.

Leia mais: Alto consumo de streaming de vídeos indica futuro promissor do formato

Em contrapartida, os outros concorrentes aparecem com preços competitivos. A Disney+ oferece assinaturas de R$ 27,90 ao mês, já a HBO Max cobra em torno de R$ 19,90. A Amazon, com seu competitivo valor de R$ 9,90, também se encontra nessa realidade. Ou seja, se somadas algumas plataformas, estamos cada vez mais próximos dos valores da TV por assinatura, que inicia seus preços a partir dos R$ 80.

Assim, resta entender: qual será o futuro dos streamings daqui para frente? Como serão seus valores cobrados e como será a dança das cadeiras? Frente a gigantes do entretenimento, é preciso ficar de olho no comportamento dessas corporações nos próximos meses.


+ Notícias

A tecnologia avançou mais do que nossa capacidade de fazer boas escolhas?

Home office na Twitch: Streamer Monge Han comenta experiência do coworking digital 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]