Para muitos revendedores, é inacessível manter sua própria plataforma digital de e-commerce. Por isso, muitos deles divulgam seus produtos em redes sociais gratuitas ou de forma restrita ao seu contato social. No caso da Tupperware, a empresa criou um software personalizável para seu público, com a intenção de facilitar as vendas online para os consultores.
De acordo com Isabela Coelho, Diretora de Expansão de Mercado da marca, a criação da Minha Loja Tupperware® está em consonância com a estratégia global de negócio, que tem o ponto de partida contribuir com o trabalho das revendedoras no ambiente digital por meio de uma ferramenta padronizada e oficial que facilita e impulsiona a atividade comercial. “O objetivo é proporcionar a digitalização da Força de Vendas, adicionando um novo canal de venda para ela, expandindo sua área de atuação e oferecendo aos consumidores um novo canal de compra”, descreve Isabela Coelho.
Como em um marketplace, a partir do envio de um link, o consultor tem o potencial de expandir sua carteira de clientes, inclusive quebrando barreiras geográficas. “O link do Vitrine ajuda muito na divulgação”, relata Tânia Pugliesi, professora e consultora da marca. Já o consumidor, pode fazer pagamento diretamente pelo site, de modo seguro, escolhendo a forma de efetivação. Além disso, possui acesso ao estoque completo e recebe o produto em casa com a entrega feita diretamente pela Tupperware.
Adaptações e desafios da plataforma digital
Para o lançamento da tecnologia, que ocorreu a cerca de dois meses, a marca trabalhou na estrutura do website e sistema para que o e-commerce funcionasse de maneira descomplicada. Conforme a Diretora de Expansão de Mercado da empresa, houveram dois desafios durante a jornada da implantação da plataforma relacionados a experiência do usuário.
Considerando que o principal público da ferramenta é os consultores, o primeiro obstáculo foi desenvolver uma plataforma que fosse simples e de fácil utilização. Isso porque, segundo Isabela Coelho, a ferramenta é o contato inicial de muitos dos revendedores à digitalização.
Já o segundo desafio considerou a experiência do consumidor final inserido na Minha Loja Tupperware®. “Neste caso, nossa preocupação foi trazer a melhor experiência possível, dentro de um ambiente seguro, oficial da companhia e que levasse aos nossos consumidores os nossos produtos mais icônicos”, relata a Diretora de Expansão de Mercado da Tupperware.
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A experiência do revendedor
Nada adianta colocar um paraquedas em alguém se não o ensinar a abri-lo. E, portanto, paralelamente à construção da tecnologia, Isabela Coelho conta que houve o desenvolvimento de treinamentos com a força de venda para explicar o funcionamento da ferramenta.
Ao navegar pela plataforma, existe a Tupp+, onde são inseridos vídeos e treinamentos dedicados aos consultores, com a intenção de capacitá-los a usar a ferramenta. É uma estratégia para mantê-los ativos digitalmente.
“É um processo bem educativo, já que a ferramenta é nova. Porém temos sido comedidos, já que o consultor não é obrigado a criar a sua Minha Loja Tupperware® e pode optar por seguir atuando apenas pelo modelo de venda direta tradicional”, comenta Isabela Coelho.
Conforme a consultora Elethéia Sanchez e seu marido Wladimir Zanchez, até uma pessoa leiga, que não tem familiaridade com a internet, consegue entrar e fazer o pedido. “Nela, encontramos treinamentos, alguns posts para divulgação dos produtos, as ofertas semanais e as ofertas do Vitrine. Tudo de fácil acesso. Para fazer o pedido dá a opção de colocar o código ou o nome do produto”, explica Tânia Pugliesi. Ambos revendedores afirmaram que os líderes da marca também contribuem com o suporte do aplicativo.
Usabilidade em primeiro lugar e reajustes
O revendedor cria seu login e senha para entrar na plataforma. Lá, encontra o local para fazer os pedidos, inserindo apenas nome ou código do produto. “O funcionamento da plataforma é muito simples e intuitivo. Além disso, é personalizável, a iniciar pelo nome da loja que é 100% customizado. Também é possível adicionar a foto de perfil e da capa, adicionar um pequeno texto de apresentação da sua loja e selecionar seus produtos favoritos, que ficarão em destaque, na vitrine da sua loja”, esclarece Isabela Coelho.
Como tudo que se inicia, a tecnologia ainda necessita de ajustes e recebe feedbacks. “As ofertas da hora, que são ofertas semanais, eram melhores descritas na antiga plataforma, onde era possível ver a foto do produto, descrição, valor real e promocional. Agora, às vezes, a descrição é incompleta, a foto é muito pequena e, para ver o preço promocional, precisamos adicionar a quantidade de item”, aponta Tânia Pugliesi.
Impacto no consumidor final
Os consultores são a força motriz das vendas, mas a experiência do consumidor final também é importante em uma empresa B2B ao lançar uma plataforma digital. A Tupperware entende que essa tecnologia aumenta os pontos de acesso do consumidor aos produtos e à marca.
“Hoje, com a plataforma, o consumidor consegue realizar a compra online, de onde quiser, sem abrir mão do relacionamento com seu consultor. Além disso, ele tem acesso a um portfólio de produtos complementar ao nosso Vitrine (catálogo) e com outras opções de pagamento”, revela Isabela Coelho.
Outro benefício que o aplicativo próprio traz é a fidelização do cliente, já que disponibiliza o histórico de compras e também destaca os produtos mais icônicos da marca. “Com isso oferecemos ao consumidor um novo canal de compra, mantendo o relacionamento e o histórico que ele já possui com o seu Consultor. Unimos assim os benefícios do canal digital, preservando o relacionamento que se tem com o físico, próprio da Venda Direta!”, finaliza a diretora de Expansão de Mercado da Tupperware.
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