A Whole Foods, maior rede de supermercados naturais e orgânicos dos Estados Unidos, acredita que exista um enorme potencial de crescimento em seu país. Para o CEO da empresa, John Mackey, é possível projetar para a rede o triplo de lojas que possui hoje, chegando a 1200 pontos de venda. “Mas esse é um alvo móvel. Quando abrimos nosso capital em 1992, tínhamos apenas 12 lojas e achávamos que chegar a 100 seria algo sensacional”, compara o executivo, que esteve presente na Convenção Anual da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), na semana passada no interior de São Paulo.
Segundo Mackey, essa mudança de perspectiva da empresa ao longo dos últimos 20 anos decorre de mudanças do comportamento dos consumidores. “Hoje existe uma consciência muito maior a respeito da saúde e do bem-estar, uma demanda muito maior por vida saudável. Sem dúvida esse movimento amplia o mercado e cria novas oportunidades de crescimento”, afirma.
Para o executivo, o forte crescimento da Whole Foods nas últimas décadas se deve a uma filosofia que não visa maximizar o retorno ao acionista. “Nosso propósito é melhorar a saúde das pessoas e o sistema alimentar. O capitalismo não precisa ser um jogo de soma zero, em que um ganha e o outro perde”, comenta. Mackey acredita que, para desenvolver empresas com propósito mais elevado, é fundamental contar com líderes conscientes, autênticos, emocionalmente inteligentes e preocupados com o bem-estar dos comandados. “Somente as empresas que tenham um comportamento mais consciente serão bem-sucedidas no futuro”, acredita.
Imagem: Shutterstock
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