/
/
Tudo o que realmente importa sobre a Black Friday

Tudo o que realmente importa sobre a Black Friday

Especialista da empresa global Rakuten mostra os pontos de atenção do e-commerce para conseguir aproveitar a iniciativa que já ganhou corpo no Brasil

Economicamente passamos por um ano complicado por conta de toda a turbulência política que atravessa o país, mas o e-commerce nacional pode se orgulhar de ser um oásis em meio a tanta dificuldade. Mesmo não tendo evoluído tanto quanto cresceria em condições normais, o faturamento aumentou nas datas sazonais do primeiro semestre, fato que ainda deve se repetir em dois eventos importantes para o setor: Black Friday e Natal.

Além da última sexta-feira de novembro, a Black Friday já tomou conta também do restante da semana que a antecede, figurando como uma verdadeira Black Week, e fazendo com que muitas pessoas, inclusive, adiantem as compras de Natal. Por isso, a recomendação é ficar de olho na lucratividade real que esse evento pode agregar ao negócio e investir pesado em ações para a data. Dezembro já não é mais a salvação dos varejistas, como vimos em 2015, com o mês anterior sendo ainda mais forte que a véspera das festas de final de ano.

A Black Friday acontece no Brasil desde 2010 e já se incorporou ao calendário do comércio no país. Conforme o mês de novembro vem chegando, milhares de marcas já começam a colocar em prática os preceitos básicos: ‘invista em tecnologia’, ‘prepare seu site’, ‘invista em marketing’, entre outras dicas genéricas que você, empreendedor, já está cansado de saber.

Mas além de tudo isso, para quem aposta alto na data, é muito importante ter em mente que a preparação com antecedência de toda a operação é o que deve guiar o sucesso esperado. É preciso também ter consciência do cenário real para que as expectativas não sejam frustradas. Para facilitar ainda mais, separamos três dicas essenciais para que sua loja virtual seja bem sucedida durante o feriado de compras.

1. Sem estrutura, o lucro não aumentará
A não ser que você queira passar a sua trajetória empreendedora inteira ‘namorando’ o mesmo faturamento, invista em uma estrutura robusta. Mesmo se sua plataforma der conta do número de acessos de sua loja virtual o ano todo, é possível que durante a Black Friday o servidor fique lento e até seu site caia. Cada segundo que você estiver fora do ar significa menos conversões de compra e migração de clientes para o concorrente.

A equação do Black Friday no e-commerce gira basicamente em torno de 7 eixos: navegação, estabilidade, tecnologia, marketing, estoque, preços e entrega. Com uma infraestrutura consistente, o lojista virtual já resolve mais da metade do problema.

2. Não use métricas de anos anteriores
Em 2010 quando chegou ao Brasil, a Black Friday era uma absoluta novidade, o que, naturalmente, causou um furor entre os consumidores, ainda mais com uma economia que crescia 7,5% ao ano. Foi fácil multiplicar por 10 o faturamento da Black Friday brasileira no ano seguinte. Tal façanha já não se repetiu nas edições posteriores, que continuaram crescendo a números nem tão graúdos até registrar a menor porcentagem de aumento em 2015: 38% em relação à 2014 segundo o E-bit. As previsões para esse ano ainda não foram divulgadas pelos institutos de pesquisa, mas fica nosso palpite: é pouco provável que o aumento de vendas seja maior que 38%.

3. Se prepare, mas não se iluda
A Black Friday é a melhor data em vendas depois do Natal, é essencial para o setor e já foi totalmente incorporada também pelos consumidores brasileiros. Você precisa se preparar e alcançar os melhores resultados possíveis porque o feriado de compras registra o maior fluxo de clientes do ano em um único dia. Se você não estiver pronto, algum concorrente estará.

Mas lembre-se: a Black Friday só é tão forte porque antecipa uma parte das vendas de presentes para o Natal, o que significa que você precisa calcular um faturamento mais fraco que o normal para os primeiros dias de dezembro.

*Nelson Scoz é gerente de consultoria e performance da Rakuten Brasil

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]