Até chegar ao consumidor final, um produto passa por um longo caminho. Depois de sair da fábrica, há um processo de armazenamento e entrega que, se não for bem realizado, pode comprometer completamente a experiência do consumidor. Assim, a parte logística é extremamente importante. No painel Tudo começa a partir da warehouse, Alex DeGrossi, Information Systems Analyst da Atlanta Bonded Warehouse Corp explicou um pouco mais sobre o funcionamento da empresa.
Com sede em Atlanta, EUA, a empresa foca nos serviços de armazenagem (dedicada ou não), transporte e terceirização de empacotamento. E adotou um sistema diferenciado para atender as necessidades de cada cliente.
Números
A empresa que hoje armazena 186 mil paletes e tem 8,7 milhões de unidades empacotadas, conta com 605 colaboradores. No ano passado, foram 185 milhões de toneladas transportadas, 5 milhões de km percorridos, 41 mil ordens de serviços recebidas. Ao todo, são 50 caminhões, mas são 190 carretas refrigeradas. “Isso economiza tempo, já que o motorista deixa uma carreta e simplesmente pega outra. Não precisa ficar esperando carregar”, explica DeGrossi.
Como atende muitos clientes diferentes, com portes diferentes de volume e tipos de produtos diversos, a Atlanta precisava de um sistema que atendesse às necessidades de cada um deles. Assim, passou a adotar o sistema fornecido pela JDA . Ele é responsável por gerenciar lotes em vários formatos e várias formas de alocação, com regras de armazenamento configuradas para cada cliente.
O sistema, que garante facilidade de customização, permite gerenciar tudo. Configurações de processo, para cada produto, com todas as especificações, como peso e dimensões. “É muita configuração, a base de dados é imensa”, afirma o executivo.
Entre os clientes, há uma Hershey, com 6 mil SKUs, entre 25 e 45 mil paletes estocadas ao longo do ano, uma Stork, com 700 SKUs, entre 5 e 9 mil paletes, e uma Mars, com 10 mil SKUs, 55 a 88 mil paletes.
Assim, não é tarefa fácil programar uma configuração para cada cliente. Mas o sistema JDA permite construir um mapa customizado para cada cliente. Até mesmo gerenciamento de maturação – quando um produto chega e não pode sair exatamente naquele dia –, o programa faz.
Enfim, o funcionamento de uma warehouse não é simples. Mas conhece-lo pode fazer toda a diferença no sucesso dos negócios. Especialmente quando há tanta tecnologia envolvida para favorecer o cliente.