Pesquisar
Close this search box.
/
/
Transparência, governança corporativa e honestidade: os pilares para a construção do respeito ao cliente

Transparência, governança corporativa e honestidade: os pilares para a construção do respeito ao cliente

Entenda como a transparência, a equidade, a prestação de contas e a responsabilidade corporativa podem ser grandes aliadas na construção do respeito ao consumidor

No varejo e na prestação de serviços, há algo que permeia os negócios mais do que aquilo que é comercializado. Mesmo além da jornada e da experiência, há uma série de características que elevam o relacionamento com o cliente e criam o conceito de respeito. É mais do que entregar o prometido, é uma combinação de estratégias para que o consumidor se sinta, de fato, como centro dos negócios e participe deles a sua maneira.

O respeito, portanto, está no cerne de qualquer empreendimento. E esse é um termo amplo, posto que compreende qualidade, preço justo, resolutividade, atendimento, inovação, multicanalidade, facilidade e experiência phygital — os pilares que constroem o estudo “Empresas que Mais Respeitam o Cliente”, realizado em parceria com a Opinion Box e o Centro de Inteligência Padrão (CIP), que é a base para o Prêmio Respeito, do Grupo Padrão.

A premiação, que ocorreu na última sexta-feira (10), também contou com um debate fomentador para discutir as melhores práticas de atendimento ao cliente e o que fazer para estreitar ainda mais o laço entre as empresas e os consumidores. Respeito ao cliente significa na essência cumprir os acordos definidos na oferta de um produto ou serviço. Mas é mais do que isso, a ideia de respeito transcende a finalidade que deu início ao produto por si só e aquilo que o levou ao mercado”, explica Jacques Meir, que deu início ao debate logo ao fim do evento.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

O respeito como multidirecional, e não só como atendimento

Após a premiação, o debate contou com a presença de Fernanda Nascimento, fundadora da Stratlab; Marina Koutsantonis, sócio-diretora da Umbigo do Mundo e Marília Lobo, especialista em liderança criativa, sob mediação de Jacques Meir, diretor-executivo de Conhecimento do Grupo Padrão.

Na discussão, um dos temas que mais ficou em alta está amplamente relacionado ao respeito como conquista por meio da transparência e honestidade com o cliente. É esse um dos princípios da agenda de ESG que mais cativam o consumidor e, se notarmos, a receita do sucesso de várias empresas que trabalham com esses conceitos de maneira primária, a ver pelo Nubank, Natura e Havaianas, por exemplo.

“Eu acho que esse respeito tem muito a ver com a forma como essas empresas se comportam, não só pelos seus processos, mas também por sua transparência. O respeito nada mais é do que a transparência, o cliente não espera que a gente seja necessariamente ou sempre perfeito. Ele espera que as empresas estejam ao lado dele. E estar ao lado significa escutar”, argumenta Fernanda Nascimento.

Essa noção de transparência, entretanto, ainda é um passo difícil por parte das empresas. Mas ela pode vir por muitos caminhos. Mais do que nunca, é preciso entender que o respeito é algo a ser conquistado e não comprado ou formado do dia para a noite, conforme destaca Koutsantonis. “Além de ser honesto com o consumidor, tem outros aspectos que demonstram essa transparência. Conexão dos valores, a importância do reconhecimento, a questão da conscientização, a questão da atualização, alinhamento humanizado e acolhimento, isso tudo é respeito. É uma questão também de entender esse termo como um gesto corresponsável, porque respeito não se compra, é um título que se conquista, e está muito relacionado a colocar em prática”, pontua a sócio-diretora do Umbigo do Mundo.

O alinhamento entre respeito e Governança Corporativa

Outra forma eficiente que a maior parte das vencedoras do Prêmio Respeito realizam constantemente é o alinhamento da Governança Corporativa para gerar um bom relacionamento com o cliente em sua totalidade.

“Durante muito tempo, percebemos uma onda de experiência do consumidor. Foi primeiro as análises de jornada, de mapear as experiências, algo muito atrelado à marketing. Isso também é uma forma de respeito. Mas agora eu vejo que finalmente a experiência está chegando em uma articulação constante com governança corporativa — transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. O que eu vejo é que todos esses pilares precisam ser olhados sob a ótica dos consumidores”, explica Marília Lobo, especialista em liderança criativa.

Entende-se, assim, a importância de investir no todo: não é apenas o atendimento que gera uma confiança e transparência imediata para o consumidor, mas a construção de uma jornada integrativa que fideliza e conquista o respeito do consumidor — e o da empresa por ele também.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

Conheça as empresas que se destacaram no respeito ao cliente em 2021
Prêmio Respeito: o consumidor em busca de experiências mais verdadeiras

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]