/
/
O pequeno varejo brasileiro está em transformação total

O pequeno varejo brasileiro está em transformação total

O pequeno varejo está em transformação e tem novos caminhos a serem tomados frente a jornada figital. Confira as tendências

O setor atacadista distribuidor teve sua 42ª Convenção do Canal Indireto da ABAD (Associação Brasileira do Atacado Distribuidor) em junho/23 e divulgou os números do ano de 2022 em sua revista digital . O canal indireto, foi responsável por 52% das vendas do varejo alimentar brasileiro considerando as seguintes categorias: alimentos, bebidas, higiene e beleza, limpeza, cigarro e bazar.

No levantamento foram considerados mais de 1 milhão e cem mil pontos de vendas dentre eles: supermercado grande e pequeno, hipermercado, lojas tradicionais, bares e restaurantes, farmácia e perfumaria. É importante considerar o papel do atacadista e do distribuidor no Brasil como complemento da venda e distribuição da indústria de bens de consumo, uma vez que o varejo tem alta fragmentação em pequenos negócios e dispersão geográfica.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Nesse contexto, o atacado deve servir esses canais/formatos de loja complementando o alcance logístico da indústria. Essa força de distribuição se encontra demonstrada na tabela a seguir onde é possível visualizar o percentual de cobertura que o canal indireto possui em cada segmento de varejo, com destaque a lojas tradicionais, bares/restaurantes e supermercados pequenos.

O ranking da ABAD contou com a participação de mais de 650 empresas do setor. O faturamento do atacado atingiu cerca de R$ 364,3 bilhões no ano passado com crescimento nominal de 18% e real de 12% versus o ano de 2021. Há que se considerar que o ano de 2022 teve inflação alta, restrições da cadeia de insumos e apesar da queda no final do ano, o valor do IPCA acumulado em dezembro/22 foi de 5,79%.

No gráfico a seguir é possível notar a retomada da importância do indireto em 2022.

Conheça o Mundo do CX

A partir de 2020 o Comitê do Canal Indireto da ABAD promoveu uma iniciativa de aproximação entre líderes de indústrias e agentes de distribuição para debater o futuro do canal indireto em um cenário de contantes mudanças e transformações. O grupo contou com apoio da FIA e da Integration e traçaram as seguintes tendências:

Maior acesso a informações aumentará a eficiência na operação;

Segmentação e especialização serão essenciais para a sobrevivência do indireto em função da maior variedade de tipos e propostas de varejo a serem atendidos;

O avanço de novas tecnologias está mudando o papel do vendedor/representante.

Esse levantamento listou mais de 30 iniciativas de transformação digital nas múltiplas áreas de uma empresa como, comercial operacional e administrativo. Em cada uma foram identificados fatores como a mandala a seguir resume muito bem.

A digitalização do pequeno varejo possui um desenho de 4 perspectivas que abrangem as seguintes dimensões: fornecedores e seus canais, consumidores mais digitais, concorrência acirrada de diversos formatos e gestão interna (CRM, operações). O Pequeno varejo está em transformação e tem novos caminhos a serem tomados frente a jornada figital do cliente.



+ NOTÍCIAS
Cuidado com o golpe: Febraban alerta para tentativas ligadas ao Desenrola
A humanização das companhias e o crescimento dos influenciadores corporativos

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]