Pesquisar
Close this search box.
/
/
Transformação digital em um mundo Millennial: sonho ou realidade?

Transformação digital em um mundo Millennial: sonho ou realidade?

O CONAREC 2017 reuniu empresas especialistas em digital para compreender a forma como a transformação tem sido trabalhada. Confira

Transformação digital é um tema com o qual os Millennials estão bastante familiarizados. Na verdade, no universo deles, a “transformação” digital nem é necessária; afinal, esse público já é plenamente adaptado ao mundo conectado e tecnológico. Quem precisa se ajustar, portanto, é o mercado. Mas como isso se dá na prática?

Esse foi o tema que abriu uma discussão realizada no primeiro dia de CONAREC. Mediador do debate, Albert Deweik, CEO da NeoAssist, destaca que transformação digital é muito mais do que a adoção ou o desenvolvimento de tecnologias. É também uma mudança de mindset. “Nosso pensamento tem que estar adaptado para entender essas pessoas, essa mudança”, diz Deweik.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Nesse sentido, Cadu Aun, diretor comercial do Twitter, ressalta a importância de entender o público-alvo e suas demandas. “A transformação é uma constante no negócio do Twitter, uma vez que nossa audiência nos passa insights o tempo todo”, diz. Cláudio Yamaguchi, sócio e head de Programas do Tera, por sua vez, ressalta que trabalhou por muito tempo com uma base volumosa, mas, hoje, possui um trabalho muito mais qualitativo – e isso não prejudica a forma como a empresa entende o cliente.

A 99, assim como o Twitter, nasceu digital. “Já somos baseados na realidade Millennial”, conta Leandro Barankiewicz, chief de B2B Operations & New Business da 99 Corp. Ele comenta que o número de pessoas na cidade cresceu. E as ruas foram feitas pelas pessoas. “Meu produto precisa apoiar para que a experiência seja a melhor possível. Parte do sucesso da 99 está baseado no pressuposto de que a tecnologia é um meio, mas não o fim”.

Insatisfação

Deweik traz dados que mostram que a insatisfação das pessoas é uma realidade, apesar de haver tantos canais disponíveis para o relacionamento com o cliente. Nesse sentido, Marco Aurélio, diretor de Transformação Digital da Algar Tech, comenta sobre o quanto a autonomia do atendente é importante. “Não adianta atender de forma humanizada e não resolver a questão apresentada pelo cliente”, afirma.

No caso da 99, Barankiewicz comenta que, para reclamar, o usuário precisa apenas trocar de aplicativo, pois usa as redes sociais. “Nosso consumidor não quer falar conosco”, diz. “Temos que eliminar o problema antes de ele entrar em contato”. Em uma empresa digital, o uso do telefone naturalmente é menor.

Ele diz que a empresa é tão focado nos clientes que costuma ter alguns “rituais”, como atender de duas a três horas por mês a central de atendimento e testar frequentemente o app. A estrutura de atendimento hoje é a maior área da companhia.

Aun, do Twitter, dá um exemplo positivo de uso da internet: a GOL usou o Twitter para que os consumidores fizessem o check-in pela rede social, e essa foi uma mudança ousada. “As empresas não podem deixar essas oportunidades passarem”, diz.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]