/
/
A transformação digital não é mais opcional, mas necessária

A transformação digital não é mais opcional, mas necessária

Em artigo, CEO da Cosin Consulting fala sobre a transformação digital que está ocorrendo ao redor do mundo, mas que ainda é tímida no Brasil

A geração hiperconectada cresceu. Nascidos após os anos 1980, os Millennials hoje têm carreira em ascensão, poder aquisitivo – com estimativa de gastos de US$ 200 bilhões em todo o mundo em 2017 – e, principalmente, querem comprar, fazer, saber, ir…

Eles querem estar no centro das atenções e eles estão. Junte à geração Y mais algumas centenas de milhares de pessoas vivendo com seus smartphones nas mãos. Eles estão mudando a maneira de se fazer negócios e os negócios têm que acompanhá-los. Está na hora de sair do discurso e entrar de cabeça na transformação digital.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

O varejo percebeu que é necessário se transformar e a tríade “conhecer, conectar e transacionar” é fundamental neste processo. Um grande exemplo são as redes de drogarias nos EUA que estão investindo seus esforços em construir um ecossistema digital, no qual a experiência que se inicia no online é convertida em visitas presenciais às lojas.

O resultado? Cerca de 48% dos usuários que utilizam as ferramentas digitais visitam o estabelecimento físico, ou seja, 5,3 milhões de visitas às lojas são geradas após a interação com o app. E tem mais, 50% do uso dos aplicativos da Walgreens acontece dentro do ambiente físico da drogaria.

Enquanto isso, no Brasil, as drogarias estão focadas em planos de expansão agressivos. É claro que o objetivo de abrir novas unidades não deve ser simplesmente suprimido, ao contrário, é uma maneira de crescer e se fazer presente em seu segmento.

Mas o digital deve ser tratado com mais atenção, existe uma fonte riquíssima e inesgotável de informações sobre um cliente nas redes sociais, que aliada ao CRM e aos programas de fidelidade já existentes podem melhorar a experiência dos consumidores e permitir inúmeras ações de marketing que podem ser realizadas por meio de plataformas digitais oferecendo os produtos certos para pessoas certas.

O digital como parceiro

A ideia não é tirar o cliente da loja e fazê-lo comprar por meios digitais. Mas usar o digital para se conectar a ele, atrair sua atenção e fidelizá-lo. Alguns supermercados já têm percebido esse grande potencial e se apropriado dessa possibilidade.

Assim, cada indivíduo abre seu aplicativo e recebe promoções personalizadas. Porém, no Brasil, estes movimentos ainda são uma exceção e não a regra, diferente do que acontece em outros países como Estados Unidos e Inglaterra.

A compra de automóveis é mais um caso de transformação que está em trânsito. Os consumidores não recorrem mais às concessionárias para buscar ajuda na escolha do seu novo veículo.

Toda esta jornada, incluindo pesquisas sobre desempenho dos modelos, contratação de seguros e condições de financiamento é feita previamente através de canais digitais. A visita é realizada apenas a concessionárias específicas para referendar a escolha do veículo e concretizar a compra.

A transformação digital está aí, batendo na porta de cada segmento. E é necessário, rapidamente, entender este movimento, perceber a relevância disto dentro dos negócios, seus impactos e identificar as ferramentas que mais fazem sentido.

Como? Conhecendo o consumidor, os seus hábitos e colocando-os no centro. No mundo há cerca de sete bilhões de assinaturas de celulares e três bilhões de pessoas com acesso à internet. Ignorar isto é fechar os olhos para o presente e declarar inexistência no futuro.

*Alessandro Cosin, CEO da Cosin Consulting Linked by Isobar.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]