A maior parte das lideranças tem hoje um desafio incessante: compreender as transformações digitais e os impactos em seus negócios. Segundo dados da IDC, um em cada três CEOs das três mil maiores empresas da América Latina tem a transformação digital como base de sua estratégia corporativa para este ano. Tudo porque o interesse do consumidor por serviços e produtos condizentes com a nova dinâmica digital exclui marcas que não estejam em sinergia com esse cenário.
Neste momento, encontrar parceiros com conhecimento e ferramentas ideais para superar essa transformação se tornou um caminho sem volta para as empresas. Com mais de 20 anos de expertise no desenvolvimento de soluções digitais centralizadas nos clientes, a Altitude Software é uma das companhias aptas a apoiar lideranças nessa jornada.
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
Prova disso é o trabalho do Americas Innovation Lab, um centro de desenvolvimento de soluções da Altitude localizado em diversos países e que começou a atuar este ano no Brasil sob a responsabilidade de Francisco Virgilio, que reporta ao CTO da empresa, Miguel Vital. Para Vanessa Tiba, diretora comercial da Altitude, esse projeto é parte do compromisso de investir, desenvolver e impactar uma região de grande importância para a companhia. “Com o Americas Innovation Lab pretendemos liderar o processo de inovação tecnológica da região, trazendo soluções que irão acelerar a jornada de transformação digital das empresas”, afirma.
Mudança de mindset: o propósito inicial
Na visão da Altitude, a transformação digital implica fundamentalmente na mudança rápida de mindset de uma corporação. “Devemos preparar e identificar as lideranças que estarão à frente dessa mudança”, avalia Francisco Virgilio, quem lidera o Americas Innovation Lab no Brasil. Ainda segundo o executivo, o Americas Innovation Lab é uma iniciativa pioneira da Altitude e tem como objetivo promover a aceleração do desenvolvimento da inovação.
A inovação se dá não somente através de novos desenvolvimentos, mas também via parceiros estratégicos que, através de soluções, complementam o portfólio Altitude. O Americas Innovation Lab está em formação, contando com uma equipe no Brasil e, ao longo do tempo, o ecossistema de parceiros globais será incrementado tendo por objetivo final a entrega acelerada de soluções de abrangência global.
“Nosso principal trabalho passa pela investigação, pesquisa e prototipação – Inovação, Inspiração e Transpiração. Temos que por vezes realizar um processo de “desaprender” e desprender velhos conceitos; temos que cultivar ideias”, diz Virgilio.
Segundo o executivo, outras áreas promissoras de inovação para o Lab incluem a aplicação de tecnologias de Inteligência Artificial e “machine learning” aos negócios. Virgilio conta que o principal resultado obtido até agora com o Lab no Brasil foi o desenvolvimento de uma solução de agentes virtuais inteligentes. “Essa solução nos permite complementar a jornada “omnicanal” dos consumidores”, frisa.
Em ritmo acelerado
Na visão de Alfredo Redondo, CEO da Altitude, a transformação digital no Brasil está em ritmo acelerado. “ Por diversos acontecimentos vejo que o mercado brasileiro tem se interessado e procurado adotar novas tecnologias com muito mais velocidade do que muitos países onde a Altitude está presente”, pontua. “Estou convencido de que a inovação no Brasil seguirá em ritmo acelerado. Os empreendedores brasileiros são rápidos e criativos. Essa característica, somada ao potencial de consumo do País, é a chave para a transformação digital e o desenvolvimento de novos negócios por aqui”, avalia Redondo.
Assim, o Brasil e a Região da América Latina se consolidam como principais celeiros de pesquisa e atuação da Altitude Software. Mesmo diante de todos os desafios do País e de uma cultura de inovação ainda em desenvolvimento, o compromisso da Altitude segue sólido: apoiar lideranças e mercados que procuram na tecnologia um vetor de crescimento e estabilidade para os negócios.
*Consumidor Moderno em colaboração com Altitude Software