Entre os dias 13 e 16 de abril, a Altitude Software realizou em Arraial d’Ajuda, Bahia, a nona edição do Asluc 2016. O evento reuniu executivos, especialistas e parceiros de negócios para analisarem e discutirem as tendências tecnológicas e de negócios.
Com o tema “A Selva”, o Asluc 2016 fez uma analogia os desafios de um novo mercado. “Hoje é preciso adentrar nessa ‘selva’ muito melhor preparado do que antes”, disse Frederico Dias, presidente da Altitude Software América Latina.
De acordo com Alfredo Redondo, CEO da Altitude Software, “ a tecnologia assusta, mas o mundo não vai acabar”. Para o executivo o importante é seguir observando, orientando equipes e aprendendo com o próximo. Dar novos significados e tropicalizar inovações, segundo Redondo, também pode ajudar as empresas a obterem resultados efetivos com a tecnologia no mercado de relacionamento com cliente.
Nativos digitais
O Asluc 2016 também convidou alguns empreendedores da nova geração. Jessica Uga, CEO da Hora do Salão, um aplicativo de agendamento online para salões de beleza. Ana Flora Singer, diretora comercial da Glambox, um clube de assinatura de produtos de beleza e Pedro Conrad, CEO da Controly, um aplicativo financeiro.
Para essa geração de empreendedores, apostar muito mais na experiência do cliente do que apenas na criação de um produto é o diferencial. Lidar com a incapacidade de nomeação da próxima geração de consumidores e os desafios do atendimento para esse público foram alguns dos outros temas no painel que reuniu os millennials.
Para especialistas e executivos, as empresas hoje deverão olhar mais para a colaboração, a liberdade com responsabilidade dos colaboradores, do que simplesmente para a competitividade nos negócios se quiserem sobreviver nos próximos anos.
A tecnologia como aliada já não é diferencial, mas, necessidade. CRM, Analytics, IoT, Omnichannel, personalização e menos “ruído” no atendimento ao cliente, foram colocados como ferramentas indispensáveis na compreensão e na melhoria das relações de consumo.
Ao final, o Asluc 2016 deixou claro, para transitar por essa ‘selva’, as empresas devem estar dispostas a encarar mudanças. Adaptar aos novos tempos e conviver com diversos perfis de público e empresas serão os maiores desafios na nova “selva” dos negócios.
Leia mais sobre o Asluc 2016 e os principais insights extraídos das análises de seus participantes na próxima edição (213) da revista Consumidor Moderno.
Foto crédto: Antonio Sánchez / Communika