A dinâmica de traballho mudou. Entre telefonemas, emails, redes sociais, WhatsApp e bate-papos aleatórios, está cada vez mais difícil passar alguns minutos (quiçá horas) mantendo-se focado em algum tipo de produção. Os locais de trabalho acabaram se tornando uma extensão da pluralidade destes canais modernos por onde absorvemos informações e compartilhamos assuntos.
Se para alguns profissionais este ambiente pode servir como estímulo, para outros, entretanto, pode ser um calvário manter-se concentrado e levar a cabo uma demanda.
Segundo Laura Stack , consultora de produtividade e autora do novo livro: “Execution is the Strategy: How Leaders Achieve Maximum Results in Minimum Time” (em livre tradução, “Execução da Estratégia : Como Líderes Alcançam o Máximo de Resultados em Tempo Mínimo), “concentração é realmente uma arte perdida há muito tempo no local de trabalho”.
Neste caso o gestor tem um papel determinante e conciliador nessa nova dinãmica: enquanto ele quer os membros de sua equipe interagindo e gerando bons insgths e um clima agradável, às vezes a sua liderança também implica em ajudar algumas pessoas a encontrar maneiras de se concentrar.
Veja quatro estratégias que podem auxiliar CEOs e líderes empresariais a trazerem esse posicionamento equilibrado e mais focado para os profissionais de sua equipe.
1 . Criar espaços de silêncio
“Escritórios abertos sem paredes, são bons para a colaboração e conversa espontânea. Mas são horríveis para a privacidade e foco quando você está tentando pensar”, diz Stack.
Ou seja, designar alguns pontos em seu espaço para criar um ambiente mais vazio e silencioso, como uma biblioteca, uma sala de conferência, através de uma sala recentemente desocupada é importante. Especialmente se a sua organização não abraça o trabalho remoto – talvez a melhor maneira de deixar as pessoas se concentram quando precisam.
2 . Criar momentos de silêncio
Pense nisso como sala de aula para adultos . Durante um certo período de tempo – digamos, uma hora, uma hora e meia, dois dias por semana, você faz com que todos concordem em fazer seus trabalho, neste período, da maneira mais individual e silenciosa possível. A colaboração e integração poderá ocorrer antes ou depois de começar este “momento de silêncio” .
“Dar às pessoas opções para se esconder por uma hora é fundamental”, diz Stack.Tais “momentos de silêncio”, podem funcionar ou não. Mas se sua equipe está tendo dificuldades em fazer algumas coisas pode valer a pena fazer um teste.
3 . Criar sinais de ocupado
Se os “momentos de silêncio” não são viáveis ??em sua organização, ou se as pessoas precisam de mais tempo , você pode criar um tipo de comunicação que signifique: “Eu estou tentando me concentrar, e a menos que alguém esteja morrendo eu realmente prefiro que você não me interrompa “, coloca Stack, de forma divertida e sarcástica.
Ela viu alguns exemplos em organizações que usavam bandeiras e até chapéus para essa identificação. A idéia é sinalizar aos potenciais interruptores que agora não é o momento de falar sobre futebol ou novela . “Essa pessoa poderia aparecer bem naquele momento brilhante de criação e boom! Interromper o fluxo”, diz Stack.
4 . Turbine sua comunicação
Quando Stack tenta chegar à raiz dos problemas de concentração nos locais de trabalho, muitas vezes ela ouve que o culpado é – adivinhe? – a má gestão . “Lembre-se: é da natureza humana parar de imediato para responder ao email do chefe. No entanto, é claramente improdutivo estar sempre atento à sua caixa de entrada”, alerta Stack.
Para Stack, no geral, é importante encorajar os gestores a desenvolver a sua comunicação com seus colaboradores. “Mantenha uma lista de prioridades, em seguida, ao invés de repassar essa lista inúmeras vezes por email, faça um rápido balanço do status das tarefas diretamente na mesa das pessoas. Você não quer ser a causa da diminuição da produtividade de alguém, correto?”, conclui Stack.
São dicas valiosas. Com um pouco de planejamento e conhecimento das características de seus colaboradores você não precisa se tornar um algoz ou um paladino no ambiente de trabalho de sua equipe. O gestor deve ter em mente que o equilíbrio, comprometimento, foco, bom senso e soluções criativas passam pelo humano, sucetível a erros e acertos, e que podem funcionar ou não. A única certeza que temos é que quando padrões comportamentais pré-estabelecidos já não condizem com as expectativas de sua empresa está na hora de agir.
* Com informações da Fast Company
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