Pesquisar
Close this search box.
/
/
TOP 6: Livros para inspirar durante o isolamento social

TOP 6: Livros para inspirar durante o isolamento social

Difícil saber por onde começar? Experts no assunto apontam seus preferidos para quem deseja recarregar a mente com boas histórias

Quer dar um tempo no assunto pandemia do novo coronavírus? A literatura pode ajudar a refrescar um pouco os pensamentos e dar um gás na criatividade, já que é bem fácil se sentir sobrecarregado tanto pelo isolamento, quanto pelo excesso de consumo de notícias. Decidir o que ler, no entanto, pode se tornar uma espiral infinita de dúvidas, tamanha a quantidade de opções. Isso porque de livrarias tradicionais, passando por editoras, pela gigante Amazon, e até pelos sebos, todo mundo investiu nas vendas online para alcançar o consumidor não pode sair de casa.

Para ajudar a escolher sua próxima leitura, convidamos três criadores de conteúdo focados no assunto a compartilharem suas sugestões aqui. Confira as escolhas feitas por eles e garanta que novos temas, além do trabalho e do hard news do Covid-19 entrem em sua vida. Até porque, neste momento, ler é uma questão não só de hobby, como também de manter a saúde mental em dia. Vem ver:

PEDRO PACÍFICO, BOOKTUBER (@book.ster)

Livros
Pedro (foto) é o dono do maior Instagram de livros do país

Um dos nomes mais conhecidos da internet, Pedro tem mais de 160 mil seguidores no Instagram e 22 mil inscritos em seu canal, além de uma audiência bastante engajada e participativa. Para esta lista da “Consumidor Moderno”, ele liberou o conteúdo de seu post especial sobre quarentena. Aqui vão duas das cinco indicações feitas por ele:

 

  • “Morte no Nilo”, (Editora HarperCollins)

Um dos clássicos de Agatha Christie, conta a história de uma jovem rica que rouba o namorado da melhor amiga, se casa com ele e viaja de lua-de-mel para o Egito, para fazer um passeio de barco pelo rio Nilo. A viagem vira um pesadelo, a socialite é assassinada e cabe ao famoso detetive Hercule Poirot desvendar o caso. “Ficar em casa em uma situação tão tensa como a que estamos vivendo acaba afetando nossa capacidade de concentração e foco em alguma atividade”, diz Pedro no post sobre a obra. Como esse enredo ajuda, a “rainha do suspense” na literatura consegue prender os leitores mais uma vez.

 

  • “Do Amor e Outros Demônios”, (Editora Cia. das Letras)

“Li muito menos do que imaginei que leria. Por isso, um dos critérios que utilizei para montar a lista foi escolher livros com um ritmo mais rápido, que não exigem tanto do leitor”, diz Pedro em seu post sobre a quarentena. E nessa seleção está uma dos grandes nomes da literatura mundial, o colombiano Gabriel García Márquez. Aqui, ele fala do maior sentimento humano, o amor, através da trajetória da filha única de um marquês, criada no convívio de escravos e orixás. Acredita-se que demônios possuíram a moça e um padre entra em cena para exorcizá-la a tempo de seu casamento. 

LILIANE PRATA, ESCRITORA E JORNALISTA (@liliprata)

Autora de seis livros, Lili (como é conhecida nas redes) é uma autora prodígio que mobiliza seus seguidores no Instagram (com mais de 20 mil followers) e no Youtube, com quase 40 mil inscritos. Para a “Consumidor Moderno”, ela separou as seguintes sugestões:

  • “O Livro do Travesseiro” (Editora 34)

Trata-se de uma obra clássica da literatura japonesa ambientada no Japão do século XI. “De leitura extremamente cativante, com frases enxutas, explicações graciosas e observações sensíveis”, explica Lili. “Sei Shônagon, a autora, era uma dama da corte a serviço de uma imperatriz. Ela descreve o dia a dia na corte com toda a riqueza de rituais e paisagens, detalhes dos figurinos e dos hábitos, fofocas e pequenas rixas, festas e encontros dos amantes. Para a jornalista, Shônagon “nos inspira a fazer uma pausa e prestar atenção aos detalhes à nossa volta”.

 

  • “Ela Queria Amar, Mas Estava Armada” (Editora Instante)

Um dos livros de maior sucesso de Lili Prata é daqueles de fazer rir e chorar – ou seja – capaz de extravasar os sentimentos presos na quarentena. “Nas vinte histórias, busquei costurar diferentes aspectos dos problemas de tentar amar e ser amado na contemporaneidade, num contexto bem urbano”. O bom dessa coletânea é poder avançar na obra de conto em conto. “Refleti muito durante o processo de escrita e tem sido bem gratificante saber das reflexões feitas por leitoras e leitores – muito homem tem compartilhado comigo sua experiência de leitura com a obra”. 

TAMY GHANNAM, INSTAGRAMER DO PROJETO @LITERATAMY

 

Formada em Letras (Português e Francês) pela Universidade de São Paulo, Tamy administra, desde 2015, uma plataforma única, com criação de conteúdo literário multimídia e independente voltado à produção de vídeos, resenhas, entrevistas. Adorada pelas editoras por suas recomendações cheias de conteúdo, Tamy tem cerca de 13 mil inscritos em seu canal do YouTube e mais de 20 mil seguidores no Instagram. Ela também é mediadora do Clube de Literatura Brasileira Contemporânea e uma das fundadoras do perfil Biblioteca Lygiana, dedicado à autora Lygia Fagundes Telles.

  • “Rituais de Sofrimento” (Boitempo, 2013)

O que a sugestão de Tamy tem a ver com BBB e outros reality-shows? Ela mesma explica: “Comecei a ler assim que a quarentena começou. Isso porque me intrigava o engajamento do povo brasileiro na 20ª edição de ‘Big Brother Brasil” (e também em “The Circle”, “Love is Blind” e tantos outros que são assunto constante nas redes sociais). Foi na busca por reflexões sobre o meu incômodo que encontrei o livro de Silvia Viana, no qual ela destrincha o funcionamento cruel que sustenta esses programas como grandes rituais de sofrimento dos quais todos participam, principalmente os espectadores”. Um verdadeiro estudo do comportamento humano diante deste tipo de entretenimento, o livro joga luz ao assunto, principalmente neste momento em que nós mesmos estamos, de certa forma, confinados.

  • “Dentro da Noite Veloz” (Companhia das Letras, 2018)

Poesia para quebrar o isolamento? Sim, essa é a aposta da Tamy. “Poesia é fundamental em todos os momentos e, especialmente, nesses períodos carregados de absurdo”, diz ela. “Neste livro, Ferreira Gullar harmoniza poesia e política de modo a construir o equilíbrio entre lucidez e paixão do qual estamos todos precisados. Para carregar no peito e ler em voz alta (mesmo que, por enquanto, só dentro de casa)”. Com essa recomendação, impossível resistir.

Perennials: o levante das mulheres maduras
É possível desenvolver a Síndrome de Burnout trabalhando em casa?
O papel social dos jogos de tabuleiro durante a pandemia

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]