/
/
O que é o 6Hz que a TIM e a Huawei estão testando?

O que é o 6Hz que a TIM e a Huawei estão testando?

TIM e Huawei completam o primeiro teste 5G no espectro de 6 GHz das Américas; entenda a solução que se destaca para serviços móveis e IOT

A TIM e a Huawei recentemente anunciaram uma parceria inovadora ao concluírem o primeiro teste bem-sucedido de 5G dentro do espectro de 6 GHz realizado nas Américas. O principal objetivo do teste foi validar o desempenho, a velocidade, a cobertura e a confiabilidade do 5G na faixa de frequência de 6 GHz, que vai complementar a de 3,5 GHz quando esta estiver no seu limite de uso.

No primeiro teste, em campo aberto e a uma distância de 135 metros, o desempenho alcançou 1Gbps. O segundo teste também foi realizado em espaço aberto, mas com a obstrução de árvores e a uma distância de 230 metros. O download atingiu 1,21 Gbps. O último teste mediu o sinal proveniente de um campo aberto para dentro de uma edificação localizada a 270 metros, com um throughput, que é a quantidade de dados transferidos de um lugar a outro, de 987 Mbps.

Em todos os cenários testados, que contaram com uma liberação de uso temporário de faixa por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o desempenho do 5G no espectro de 6 GHz foi comparável ao operado em 3,5 GHz, tanto em termos de capacidade quanto de cobertura. A velocidade média dos testes ficou em 888 Mbps a uma distância de 700 metros, alcançando um máximo de 1,38 Gbps.

Leia mais:
TIM recebe selo inédito do Procon-SP por excelência no atendimento ao cliente

Mas o que isso quer dizer?

Atualmente, o espectro de 6 GHz é utilizado por serviços não licenciados, em especial por equipamentos de Wi-Fi 6E e, por ser considerada uma frequência de banda média, que equilibra cobertura e capacidade, pode oferecer flexibilidade operacional para a rede 5G caso ocorra um esgotamento das demais frequências. O experimento ocorreu em um biosite da TIM no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, replicando desafios reais enfrentados em áreas urbanas.

De acordo com Átila Xavier, diretor de Arquitetura, Tecnologia e Inovação da TIM Brasil, o sucesso do teste reforça o compromisso contínuo da TIM em liderar o avanço da tecnologia 5G no Brasil. “A nossa expectativa com o uso da faixa de 6 GHz é também a massificação de aplicações IoT, o que, naturalmente, demandará mais espectro. A faixa demonstrou ser a melhor alternativa futura de espectro nas bandas médias para o 5G e, por isso, nossa recomendação é a destinação equilibrada entre o uso licenciado e o não licenciado. Neste sentido, estamos empenhados em continuar investindo na expansão da infraestrutura de rede, adotando novas tecnologias e soluções para garantir que os brasileiros tenham a melhor experiência com o 5G”, diz Xaxier.

Para a Huawei, que está há 25 anos no Brasil, essa parceria segue o compromisso da companhia de colaborar com o desenvolvimento e transformação digital do Brasil. Segundo Carlos Lauria, Diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da Huawei Brasil, as TICs estão impulsionando o crescimento e o desenvolvimento econômico, e a Huawei vem permitindo a transformação digital contínua de várias outras indústrias. “Esse teste é mais uma demonstração da parceria da empresa com os brasileiros para promover a inovação, demonstrando a viabilidade de uso da tecnologia IMT na banda de 6GHz, em condições semelhantes ao uso da Banda de 3.5GHz”, comenta Lauira.

Vale mencionar que a frequência de 6 GHz reduz possíveis sobrecargas e interferências, mas isso não quer dizer que o seu Wi-Fi ficará mais rápido. Tanto a frequência de 5 GHz quanto a de 6 GHz têm o mesmo limite de velocidade, 9,6 Gb/s. A diferença está no uso da faixa. Em 6 GHz há um melhor aproveitamento da faixa disponível, o que resulta em um melhor desempenho da conexão. Essa solução, como foi destacado, dará um grande impulso para a resolução de streaming de vídeos, redução de latência em games e o aumento do número de dispositivos conectados à rede – está última uma demanda cada dia maior do crescente mercado de Internet das Coisas.



+NOTÍCIAS
Férias são sinônimo de viagem, e ConectCar quer surpreender na experiência
De BPO para CXO: a transformação que os Contact Centers precisam realizar 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]