Pesquisar
Close this search box.
/
/
Marcas exploram TikTok em busca de diálogo com a Geração Z

Marcas exploram TikTok em busca de diálogo com a Geração Z

Rede social mais quente do momento atrai marcas e influenciadores e já teve mais de 1,5 bilhão de downloads no mundo todo

A melhor maneira de medir a popularidade de uma rede social é observar o movimento de migração das marcas para a plataforma. Quando os perfis de marcas começam a surgir, é sinal de que aquela rede social já atingiu massa crítica em um determinado grupo demográfico. É o que acontece com o TikTok, que tem audiência predominantemente jovem e começa a experimentar a chegada de marcas em busca de diálogo com a Geração Z.

O TikTok foi o fenômeno de downloads em 2019, atingindo a marca de mais de 1,65 bilhão de downloads desde que foi lançado e impactando até na desaceleração do crescimento de redes concorrentes, como o Instagram.

Se você ainda não conhece ou não instalou o app é porque, muito provavelmente, não faz parte da faixa etária predominante de seus usuários: 16 a 24 anos, a nata da Geração Z, segundo a empresa de análise Sensor Tower.

A Geração Z está matando diversos setores do mercado. E agora?

De acordo com relatório do Think With Google, os jovens da Geração Z costumam fazer e consumir seus próprios conteúdos, sem precisar de intermediários.

O relatório também diz que publicidade tradicional já não funciona mais para este público. Cerca de 64% dos entrevistados diz gostar de um vídeo de marca apenas quando é autêntico e reproduz a realidade. Neste cenário, é natural que as marcas comecem a se interessar pelo espaço.

Veja abaixo exemplos de marcas brasileiras e estrangeiras que estão atuando TikTok e, logo depois, algumas dicas para quem deseja entrar na rede neste ano.

Guaraná
@guaranaAprendi alguns movimentos com a isamachado 😂 Vocês lutam alguma coisa?! || com majucca e @mãejucca #Repost majucca♬ som original – guarana

Uma das marcas brasileiras pioneiras no TikTok, o Guaraná lançou um perfil na plataforma e trabalhou com influenciadores para a produção de conteúdo mais voltado para o humor. A iniciativa saiu do mundo digital e também contou com o lançamento de uma série de 27 latas temáticas com mensagens especiais sobre coisas que só os brasileiros sabem fazer. As latas trazem um TikTok code – espécie de QR code que, ao ser escaneado, redireciona para o perfil de Guaraná no TikTok.

Desinchá
@desinchaQue tal uma #pinklemonade de #desinchá para alegrar sua vida meu consagrado lucianodvs11 #receita #receitarápida #receitasimples #receitafácil♬ som original – desincha

A marca brasileira de chá Desinchá usa bom humor e prestação de serviços para entreter os mais de 100 mil seguidores no TikTok. Além de contar com conteúdos produzidos por influenciadores, a marca também publica receitas e bastidores do escritório da empresa.

Corinthians
@corinthiansPartiu, Flórida Cup! 🛫 #VaiCorinthians #FlóridaCup♬ Please Don’t Go(Snap Your Life) – Joel Adams

O Corinthians, clube mais popular de São Paulo e com uma das maiores torcidas do Brasil, faz um trabalho de divulgação de treinamentos e bastidores do clube no TikTok. O perfil não se restringe ao futebol masculino e também mostra o que está acontecendo com a equipe de futebol feminino.

The Washington Post
@washingtonpostThanks for the audio thehypehouse♬ original sound – thehypehouse

O jornal americano The Washington Post foi uma das primeiras marcas a entrar no TikTok. Apesar de ser um jornal sério e supertradicional, o perfil no TikTok abusa da informalidade e do humor para mostrar os bastidores da redação. O tom mais leve e informal se encaixa totalmente com a plataforma e com o perfil mais jovem do público.

Chipotle
@chipotleTFW guac is free. Online/in-app only 7/31 #GuacDance Terms: chip.tl/avoday♬ The Guacamole Song – Dr. Jean

Para comemorar o “dia nacional do avocado”, matéria prima do guacamole, a rede de fast-food americana Chipotle lançou um desafio no TikTok chamado #GuacDance. A hashtag incentivava os clientes a enviar vídeos de dança para expressar seu amor pela comida. A campanha foi o desafio de marca com o melhor desempenho da plataforma nos EUA, recebendo 250.000 envios de vídeo no total.

Dicas para as marcas que querem se aventurar na onda do TikTok

É hora de fazer experiências

Como as marcas ainda estão tateando nesse novo universo, não existem tantas normas ou regras que devem ser seguidas sobre o que funciona na rede. Aproveite essa liberdade para experimentar novas formas de produzir os conteúdos, pensar em formatos mais ousados e testar os resultados enquanto a rede ainda se consolida para as marcas.

Poder à comunidade

O TikTok só ganhou tamanha popularidade porque foca nos conteúdos criativos gerados organicamente pelos usuários. As marcas que estão tendo melhores resultados são aquelas que colocam o processo criativo nas mãos das pessoas, incentivando que seus consumidores e clientes compartilhem vídeos usando ou interagindo com seus produtos de alguma forma.

Rede social é conversa

As pessoas estão no TikTok para se divertir e interagir umas com as outras. Uma estratégia de comunicação bem sucedida precisa fazer com que a marca esteja integrada nas conversas que estão acontecendo, como por exemplo participando das #HashtagChallenges, que são altamente populares no app.

Nada de superprodução

Os vídeos dos principais influenciadores do TikTok são caseiros, gravados e editados com os efeitos disponíveis no próprio aplicativo. Em um mundo em que os consumidores estão se tornando cada vez mais céticos em relação à publicidade, os vídeos não editados e brutos podem ser uma ótima maneira de mostrar a marca de forma autêntica.

Trabalhe com influenciadores

O TikTok já tem um robusto elenco de influenciadores brasileiros e estrangeiros. Uma boa estratégia para ter alcance e engajamento é trabalhar diretamente com essas pessoas para a produção de conteúdo para a marca.


TikTok faz nova vítima: Instagram

Quibi: o serviço de streaming que mescla TikTok e Netflix

Techlash, o fenômeno que ameaça o Facebook e a indústria digital


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]