Uma das mais respeitadas mídias do Canadá causou uma saia justa para a rede de fast food Subway. A CBC Martketplace (um programa de TV investigativo) exibiu os resultados de um teste de qualidade nos principais sanduíches de frango disponíveis no mercado do país da América do Norte. Na análise, a surpresa: o produto do Subway tinha menos da metade de um DNA de galinha.
De acordo com o CBC, foram testados sanduíches de frango de seis grandes redes de fast food norte-americana. São eles: o McDonald’s Country Chicken, o Wendy’s Grilled Chicken, o A&W Chicken Grill Deluxe, o Tim Hortons Chipotle Chicken Grilled Wrap, além dos dois produtos do Subway: o Oven Roasted Chicken Sandwich e Sweet Onion Chicken Teriyaki (as tiras de frango).
Os primeiros quatro produtos apresentaram índices de presença de DNA de galinha superiores a 84,9%. O resultado não agradou as empresas, que contestaram o resultado da pesquisa. No entanto, o índice mais surpreendente foi registrado pelo Subway.
O teste mostrou que a tira de frango usada no lanche tinha apenas 42,8 % de DNA de galinha. O restante (ou a maior parte) era de Soja. O resultado impressionou a CBC, que refez o teste e o resultado foi rigorosamente o mesmo. VEJA O TESTE NA ÍNTEGRA.
CEO contesta resultado
A empresa contestou o resultado e informou que a presença de soja é ínfima: “Nossa receita exige um por cento ou menos de proteína de soja em nossos produtos de frango.”, informou a empresa em nota. Em um primeiro momento, a empresa cogitou consultar o fornecedor do frango.
Mais tarde, o assunto ganhou o noticiário global, inclusive o norte-americano. Suzanne Greco, CEO global do Subway, usou um tom mais afirmativo para falar dos resultados do Washington Post: “O teste incrivelmente falho feito pelo Marketplace é um enorme desserviço para nossos clientes. A alegação de que nosso frango é apenas 50% de frango é 100% errada”, afirma.