Pesquisar
Close this search box.
/
/
Teste de educação financeira para mulheres

Teste de educação financeira para mulheres

Como você utiliza seu dinheiro interfere na sua qualidade de vida. Isso porque quando ele falta, dores de cabeça e noites de insônia são comuns

Você pode ser Fugitiva do Banco Central, Secretária da Fazenda ou Ministra da Economia. Cada um desses resultados descrevem, em tese, como você se comporta com relação às suas finanças e o que pode fazer para melhorar. Afinal, independência todos querem, mas conter os gastos é preciso.

Faça o teste, saiba o resultado e compartilhe com suas amigas.

4 apps que podem te ajudar a cuidar melhor das finanças

1. Você possui controle de seus gastos e ganhos?
a) ( ) Registro todos os meus pequenos e grandes gastos e ganhos.
b) ( ) Registro somente os grandes gastos e ganhos.
c) ( ) Não registro meus gastos e ganhos.

2. Você possui objetivos para gastar o dinheiro?
a) ( ) Sim, possuo sonhos de curto, médio e longo prazos e poupo de acordo com o prazo de cada um.
b) ( ) Possuo sonhos e objetivos, mas não tenho prazo para realizá-los, nem direciono meus investimentos.
c) ( ) Não tenho claramente meus objetivos, normalmente, penso no hoje e gasto com o que tenho vontade.

3. Você já realizou uma análise aprofundada de sua vida financeira?
a) ( ) Faço um diagnóstico uma vez por ano e registro o que ganho e o que gasto.
b) ( ) Faço essa análise quando estou com o orçamento apertado.
c) ( ) Não me preocupo com esta ação, tenho uma visão superficial de meus gastos e ganhos.

4. Em relação ao consumo de roupas e acessórios:
a) ( ) Reflito sobre a real necessidade de comprar e também associo a compra às reais condições de consumo e aproveito liquidações.
b) ( ) Busco me conter mas não resisto a uma liquidação ou a uma peça linda na vitrine.
c) ( ) Costumo comprar por impulso as roupas que acredito serem necessárias e que estão na moda.

5. Qual sua relação de consumo com produtos, cosméticos e perfumes?
a) ( ) Defino bem os produtos que pretendo adquirir e pesquiso para comprar com a melhor relação custo/benefício.
b) ( ) Tenho meus produtos preferidos e os reponho antes de acabar.
c) ( ) Procuro ter a maior variedade de produtos possíveis e compro todos que acredito serem interessantes.

Mais da metade da população está devendo e você?

6. Quando recebe seu salário e ganhos mensais você:
a) ( ) Guardo de 10% a 20% dos ganhos mensais para a realização dos sonhos.
b) ( ) Guardo 10% de meus ganhos, mas ainda não sei como utilizar essa reserva.
c) ( ) Não guardo dinheiro porque não consigo pagar todas as despesas do mês.

7. Quando vai ao Shopping, como você se comporta?
a) ( ) Vou ao shopping para passear e só compro o que está previsto em meu orçamento.
b) ( ) Gosto de passear no shopping e quando gosto de algo eu compro.
c) ( ) Vou mais de três vezes por semana e sempre compro o que me agrada.

8. Como você costuma pagar suas compras?
a) ( ) Pesquiso o preço à vista do produto, peço desconto ou parcelo sem juros, sempre observando a disponibilidade do meu orçamento.
b) ( ) Costumo usar cheque pré-datado, crediário e parcelamento no cartão, mas somente quando compro mais do que deveria.
c) ( ) Sempre opto pelo parcelamento, crediário e pelo cheque pré-datado por conta do orçamento apertado.
 
9. Onde você investe o seu dinheiro?
a) ( ) Invisto o meu dinheiro no mercado financeiro, com perfil conservador.
b) ( ) Invisto em imóveis para alugar e para aumentar meu patrimônio.
c) ( ) Nunca sobra dinheiro para investir.

1o. Se você ficasse desempregada, por quanto tempo você conseguiria manter seu padrão de vida?
a) ( ) Por 20 ou 30 anos.
b) ( ) Por até 10 anos.
c) ( ) Por menos de 1 ano.

Cartão de crédito, uma ameaça para as finanças?

Peso das respostas:
a)      10
b)      05
c)      00

Você poderia ser:

1)De 70 a 100 pontos
Ministra da Economia (muito econômica)
? Parabéns, você está no caminho certo! O hábito de poupar é o meio para se tornar uma pessoa sustentável financeiramente. É preciso proteger, poupar e guardar parte do dinheiro que passa por suas mãos, pois é por meio dele que você realizará seus sonhos e objetivos. Atrelar o dinheiro guardado a um sonho é o segredo para que ele se realize. Tenha sempre no mínimo três sonhos: de curto prazo (até um ano), o de médio prazo (de um a dez anos) e de longo prazo (acima de dez anos).

Dinheiro guardado sem um sonho atrelado é vendaval. E as compras por impulso acabam acontecendo. Investir o dinheiro guardado deve também estar acompanhado de tempo, conforme ensinado na Metodologia DSOP de Educação Financeira.

2)De 45 a 65 pontos
Secretária da Fazenda (economiza com um propósito)
? Pode parecer que tudo está em plena ordem. O fato de não ter dívidas ou, se as tiver, de estarem controladas, não pode ser objeto de tranquilidade. Isso porque você não criou o hábito de guardar parte do dinheiro que ganha e, consequentemente, quase não consegue acumular reservas financeiras. Grande parte da população encontra-se nesta situação, que é de grande risco!

 É a conhecida “zona de conforto”, mas você deve assumir uma nova postura em relação à utilização do seu dinheiro. É preciso retomar o comando de sua vida financeira e fazer imediatamente um diagnóstico com a ajuda da família, registrando por 30 dias tudo que gastar, até mesmo as pequenas despesas.

É preciso que seja definido também os sonhos, para que se inicie esse processo, lembrando que, para cada sonho, é preciso saber o valor, quanto guardará por mês e em quanto tempo realizará: curto prazo (até um ano), médio prazo (de um a dez anos) e longo prazo (acima de dez anos). Invista em sua Educação Financeira, leia o livro Terapia Financeira e lembre-se: você merece!

3)De 00 a 40 pontos
Fugitiva do Banco Central (que gasta sem controle)
– Sua situação é delicada, você pode estar inadimplente ou muito próximo disso. É preciso ter muita atenção e não desanimar, porque chegou o momento de levantar a cabeça e saber que sempre existe um caminho. Recomendo o caminho da educação financeira, por meio da Metodologia DSOP. É preciso assumir o controle financeiro de sua vida e fazer um diagnóstico financeiro, saber quanto ganha, com o que gasta, descrever e detalhar todos os credores e os valores das dívidas. Mas, atenção, não procure o credor para fazer acordo no primeiro momento; caso ele venha lhe procurar, diga que você está se organizando financeiramente e sabe que deve, mas pagará quando e como puder.

Portanto, tome atitudes, tenha disciplina e muita perseverança. Tudo começa com o primeiro degrau e, lembre-se, estar endividado ou inadimplente é uma questão de escolha. Recomendo a leitura de meu livro Livre-se das Dívidas, isso certamente irá ajudá-la.  

***

Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira e da Editora DSOP, autor do best seller Terapia Financeira e dos lançamentos Sabedoria Financeira e Papo Empreendedor.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]