A construção de uma sociedade inovadora, igualitária e consciente depende do desenvolvimento de diversos fatores. Um deles pode ser o planejamento de negócios de impacto que se preocupam com a sociedade – e com seu futuro. Modelos inovadores e questionadores trazem novas perspectivas sociais, tecnológicas e econômicas.
Nesse sentido, entender o comportamento dos indivíduos é fundamental. Compreender os maiores atores do mundo atual e seus pontos de influência pode auxiliar na visualização (e antecipação) do futuro. Parece muito abstrato? Esse é o trabalho do Copenhagen Institute for Futures Studies.
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Com seus estudos, o CIFS determinou as Megatrends, 14 grandes tendências que devem pautar a vida do cidadão, do consumidor, das empresas e dos países a longo prazo. Em entrevista a TV Consumidor Moderno, Peter Kronstrøm, head do instituto na América Latina, destaca a importância e o impacto das Megatrends. Confira:
As tendências do futuro
Conceitualmente, as Megatrends representam a compactação de tendências que ajudam a compreender a complexidade do mundo ao redor e agir a partir daí. Além disso, são grandes forças que impactam os negócios, a economia, a sociedade, cultura e vidas privadas.
Existem três características que estão sempre presentes em todas as megatrends: 10 ou 15 anos são o tempo mínimo de existência; amplo alcance e amplo efeito.
As Megatrends são:
1. Desenvolvimento demográfico
2. Crescimento econômico
3. Sustentabilidade
4. Desenvolvimento tecnológico
5. Foco na saúde
6. Comercialização
7. Globalização
8. Individualização
9. Sociedade em rede
10. Democratização
11. Polarização
12. Imaterialização
13. Sociedade do conhecimento
14. Aceleração