Logo no início do ano, é muito comum ouvir previsões para os doze meses que estão iniciando. Porém, pouco dessas suposições são baseadas na ciência. Assim, ao contrário do que costumamos ver, existem especialistas concentrados em estudar quais serão os passos da humanidade nos próximos 10, 20, 30 anos.
Exemplo disso é o trabalho desenvolvido pelo Copenhagen Institute for Future Studies (CIFS), que elencou 14 megatrends (ou megatendências) que devem pautar a vida do cidadão, do consumidor, das empresas e dos países a longo prazo. Entre elas, estão a Sustentabilidade e o Desenvolvimento Tecnológico.
Prova de que essas tendências devem ganhar espaço no futuro, são os resultados de um estudo realizado pela Ipsos, entre 10 e 20 de novembro, com 297 participantes do Salão do Automóvel 2016. Questionados sobre o que é mais importante no carro do futuro, os entrevistados demonstraram que os veículos elétricos são os queridinhos do público, com 40% da preferência.
Em seguida, aparecem os econômicos (30%). Os carros com internet ou tecnologia embarcada que permite circular sem motorista juntos somam 25%. Os menos desejados são os compactos para duas pessoas (2%). A pesquisa foi maior evento do setor. A margem de erro é de 5,7%.
O que são megatrends?
Megatrends representam a compactação de tendências que ajudam a compreender a complexidade do mundo ao redor e agir a partir daí. Além disso, são grandes forças que impactam os negócios, a economia, a sociedade, cultura e vidas privadas.