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A polarização é a prova de que estamos chegando ao futuro

A polarização é a prova de que estamos chegando ao futuro

A Polarização está entre as Megatrends indicadas pelo CIFS e a cisão entre opiniões mostra que estamos próximos do futuro

Há controvérsias sobre a possibilidade de prever o futuro. Na verdade, a ciência do estudo de tendências vai muito além de um simples futurismo – e não tem nada de mística. A verdade é que existem especialistas concentrados em estudar quais serão os passos da humanidade nos próximos 10, 20, 30 anos. Falamos bastante sobre isso na edição 200, que comemorou o aniversário da Consumidor Moderno.

Na ocasião, mostramos as 14 megatrends que, indicadas pelo Copenhagen Institute for Future Studies (CIFS), devem pautar a vida do cidadão, do consumidor, das empresas e dos países a longo prazo. Mas, diante da vitória de Donald Trump e da derrota de Hillary Clinton, é perceptível que pelo menos uma delas está pautando o comportamento humano atualmente.

Polarização

Ao comentar o contexto histórico atual, o filósofo Luiz Felipe Pondé, em seu canal no Facebook, comentou que os intelectuais da atualidade estão sendo incapazes de analisar o momento atual. Estão, também, enxergando apenas o que lhes convém. Não por acaso, a eleição de Trump surpreendeu, assim como a vitória de João Dória (futuro prefeito de São Paulo, vencedor em primeiro turno), a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia, etc. 2016 tem sido um ano de surpresas e muitas manifestações. O número de insatisfeitos (diante de qualquer vitória) é incontável.

As decisões parecem representar cada vez mais uma cisão entre aqueles que concordam e não concordam com determinadas decisões. Essa questão nos leva para a Polarização, megatrend indicada pelo CIFS. Para o instituto, essa tendência indica a divisão entre corporações e mercados, além do crescimento da desigualdade de salários. “Nesse cenário, quem está inserido economicamente ficará cada vez mais. E, quem não está, se afastará ainda mais”, exemplifica Peter Kronstrom, head do CIFS.

O que são megatrends?

Megatrends representam a compactação de tendências que ajudam a compreender a complexidade do mundo ao redor e agir a partir daí. Além disso, são grandes forças que impactam os negócios, a economia, a sociedade, cultura e vidas privadas.

Três características estão sempre presentes em todas as megatrends:

10 ou 15 anos são o tempo mínimo de existência.

Amplo alcance.

Amplo efeito.

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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