Pesquisar
Close this search box.
/
/
5 tendências para o futuro dos shoppings centers

5 tendências para o futuro dos shoppings centers

Com um consumidor cada vez mais inteligente, todos os formatos devem mudar. Confira o que os shoppings devem oferecer em tempos de conectividade

O consumidor está cada vez mais empoderado pela tecnologia. Com um smartphone conectado à internet, ele tem, literalmente, o mundo em suas mãos. Toda essa tecnologia tem mudado muitas coisas, inclusive o comportamento de consumo. De acordo com este artigo da McKinsey (consultoria internacional),  “os shoppings devem redefinir seus tradicionais modelos para se adaptarem ao comportamento do consumidor”.
Para a McKinsey, as tecnologias digitais podem ser uma ameaça aos modelos tradicionais, mas também podem representar ótimas oportunidades e abraça-las pode significar ir de encontro ao que querem os consumidores. Assim, a consultoria apresenta cinco tendências que devem moldar o futuro dos shoppings.
Entretenimento
Os nascidos após a década de 1980 (millennials) são muito mais voltados a experiências do que a possuir bens. Metade deles vai à internet atrás de jogos (enquanto apenas 30% da geração X faz isso). Quatro a cada dez registram suas experiências em redes sociais, após usarem algum produto. Já a geração X vê a tecnologia de forma diferente, como uma ferramenta educacional.
Portanto, vale destinar mais espaços para entretenimento, de preferência integrados às redes sociais. Criar novos formatos que usem a conectividade, tornar eventos verdadeiras experiências multissensoriais (com realidade virtual ou aumentada, por exemplo). Mais do que fazer parte, dividir experiências é importante para os millennials.
Também é importante incluir atividades de entretenimento que sejam educativas. Por exemplo, museus e teatros, que podem combinar tecnologia, aprendizado e entretenimento. Redesenhar espaços tradicionais, como cinemas e parques temáticos, oferecendo experiências interativas onde o consumidor possa fazer parte da história, também pode ser interessante.
Comida e bebida
As praças de alimentação são atrativos importantes, não só nos shoppings, mas por exemplo em outras áreas, como o turismo. Plataformas digitais focadas em comida, que permitam aos millennials pesquisar, revisar ou até mesmo fazer pedidos estão em alta. Restaurantes finos também estão abraçando a ideia de experiências multissensoriais.
Como resposta, os shoppings estão posicionando restaurantes nas áreas dedicadas a lojas. Especialistas sugerem que a área dedicada a comida e bebida deve chegar à 25% em 2020, ao invés dos apenas 10% comuns atualmente. Vale também usar os restaurantes para promoverem eventos “publicáveis”, como encontros com chefs famosos, por exemplo.
Varejo
Os millennials querem comprar experiências, além de produtos. Há uma alta demanda por ações como aulas de culinária, eventos de saúde, tutoriais de maquiagens. Por outro lado, há ainda a questão do e-commerce: como abraçar o online? A verdade é que o formato tradicional de lojas de departamento atrai menos gente aos shoppings, já que os consumidores estão comprando online. Assim, conceitos diferenciados (como pop up stores com produtos diferenciados, limitados) fazem sucesso. No Reino Unido, por exemplo, as pop-ups foram responsáveis por £ 2,3 bilhões em vendas em 2015 (12% a mais do que no ano anterior).
Para ir de encontro a essas necessidades, seria interessante os shoppings criarem áreas que unissem consumidores, varejistas e atividades de lazer. Por exemplo, uma loja de esportes que incluísse um espaço onde o cliente pudesse testar seus produtos (vale conferir estas lojas da Nike e da Adidas). Investir em espaços de coworking, que possam ser usados por vários lojistas de forma experimental também pode ser um caminho, aponta a McKinsey.
Transporte
Ir e vir dos grandes shoppings também é uma parte importante da experiência de compras, e ela pode ser bem frustrante (especialmente em lugares como São Paulo, onde o cliente já enfrenta um trânsito caótico fora do shopping). Se, ao chegar, ele ainda encontrar problemas para estacionar, por exemplo, isso pode tornar a experiência menos agradável.
Investir em tecnologias de estacionamento, por exemplo, já podem ajudar. Incluir espaços para carregar/ descarregar, estações para recarga de veículos elétricos são coisas que os shoppings podem investir. Mas a consultoria alerta: é preciso preparar os espaços de forma que eles possam ser convertidos para outros usos (como lojas ou espaços comerciais ou ainda de lazer), já que a tendência é que os carros autônomos reduzam a necessidade de estacionamento.
Tecnologia
Os millennials são a maior audiência online e eles têm mais poder de compra do que qualquer outra geração já teve. Quase 7 entre 10 dizem ser influenciados pelos posts dos amigos em redes sociais, 83% confiam no que postam os amigos e familiares. Cada vez mais eles pesquisam os produtos antes de comprar. Mas ainda querem sentir e tocar os produtos antes da compra. A necessidade, então, é de focar em uma experiência que transite entre os diferentes canais.
Neste caso, é interessante considerar formatos que misturem o real ao virtual, promovendo experiências interativas, como provadores virtuais, espelhos mágicos. Compras online e off-line devem andar lado a lado, com totens espalhados pelos shoppings, por exemplo, vitrines virtuais. Smartphones podem ser usados para compras.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]