Pesquisar
Close this search box.
/
/
5 tendências de comunicação e marketing para alavancar os negócios

5 tendências de comunicação e marketing para alavancar os negócios

Especialistas e profissionais de negócios elencam estratégias que estão em alta e ressaltam a importância de se investir nessas ações

Quais seriam hoje as principais tendências em comunicação e marketing? Dados da pesquisa CMO Survey 2022, realizada com 320 executivos de empresas de diferentes negócios e tamanho, revelam que 11,7% do orçamento total delas são investidos em comunicação e marketing.

Esse cenário demonstrado pelo estudo reforça a preocupação que essas empresas devem ter com o setor, que hoje representa o elo de relacionamento entre a marca e o seu público, sem contar a sua responsabilidade pela conquista e fidelização dos clientes.

Pensando nisso, especialistas de agências e corporações do segmento elencaram as cinco principais tendências que toda empresa deve investir para alavancar seus negócios. Segundo estes profissionais, com a aplicação dessas ações, as organizações têm a possibilidade de construir sua reputação no mercado de uma maneira sólida e se adequar ao atual avanço tecnológico representado por meio da transformação digital.

Conheça o Mundo do CX

Tendências em MKT e Comunicação para empresas

1. Gestão assertiva da marca de uma empresa

O Branding, termo utilizado para se referir à gestão da marca de uma empresa, produto ou serviço, passa desde o nome da companhia até a identidade visual e a experiência proporcionada pela marca, que a representam ou aos seus produtos e serviços. Por mais que este seja um conceito relativamente antigo dentro do setor, ele vem passando por transformações importantes no sentido de atrair uma conexão próxima entre o consumidor e a marca.

“Tão importante quanto oferecer um bom produto é saber como apresentá-lo. Para isso, uma marca precisa se fazer valer de uma narrativa sólida e cativante. Investir na área de branding é uma chance de encontrar oportunidades de mostrar ao público com um envolvimento profundo da marca e seus produtos, ampliando o marketshare em seus respectivos mercados de atuação”, explica Ísis Vasques, diretora executiva da Agência Ecco, especializada no assunto.

2. Incentivo de uma relação próxima entre marca e público

Com um imenso potencial para alavancar resultados expressivos para as marcas, a área de Live Marketing tem como foco principal incentivar uma experiência viva entre as empresas, marcas e pessoas com ações voltadas para o incentivo de vendas, ativação de marca e realização de eventos com a utilização de tecnologia para aliar estratégias e executar as atividades neste segmento.

“Quando uma marca investe em iniciativas de Live Marketing, que têm como objetivo engajar tanto o público-alvo quanto uma área de venda das empresas e canais varejistas, é possível promover experiências totalmente individualizadas, que são pensadas por uma equipe que tem como meta marcar a alma do público-alvo. Esses projetos tentam garantir que as pessoas se sintam acolhidas em suas trajetórias, por isso demandam um mergulho estratégico em suas identidades”, diz Silvana Torres, fundadora e presidente da Mark Up, empresa do segmento de Live Marketing.

3. Trabalho bem estruturado em assessoria de imprensa

Até mesmo o PR passou por profundos processos de transformação nos últimos anos. Foi-se o tempo em que apenas a produção de pautas para a divulgação da marca na imprensa era o bastante para atender a exigência dos clientes. Atualmente, um trabalho estruturado em assessoria de imprensa passa pelo desenvolvimento de narrativas sólidas e de conteúdos de alta performance em plataformas como o LinkedIn, criando um ecossistema capaz de acelerar o crescimento do modelo de negócio das marcas.

Baixe o Mapa do CX Brasil 2022. Um e-book exclusivo sobre Customer Experience no país.

De acordo com Silas Colombo, fundador e CCO da MOTIM, aceleradora de reputação e gestora de posicionamento, a estruturação dessa narrativa se dá por meio de uma comunicação coesa, assertiva e constante, visando o fortalecimento da reputação da companhia e a aproximação desta com o seu público. “É importante que a empresa desenvolva, avance e solidifique o processo de comunicar a sua imagem”, afirma. “Quando esse procedimento é interrompido ou ocorre de maneira falha, a organização regride em muitos passos no fortalecimento do seu relacionamento com o cliente”, adiciona.

4. Extensão do departamento de comunicação dos clientes

Diante desse cenário de expansionismo tecnológico, atuar com um olhar consultivo e estratégico, como uma extensão do departamento de marketing de seus clientes, é um grande trunfo para ofertar campanhas criativas e disruptivas, que possam fugir da mesmice, sendo capazes de gerar excelentes resultados.

Para o diretor de operações da 270B Brasil, Maurício Fernandes, a integração entre agências e empresas que contratam esses serviços é essencial para a otimização dos resultados do negócio. “Quanto maior a integração entre agência e cliente na construção do planejamento estratégico, maiores serão os resultados”, ressalta o executivo da agência especializada em publicidade digital.

5. Comunicação global e integrada

Essa é uma definição simples e direta sobre o que é marketing 360º. Entender profundamente as premissas e desafios propostos é fundamental para elaborar soluções criativas, ágeis e inovadoras de forma colaborativa com as marcas.

Na visão de Ricardo Tarza, sócio e diretor de inovação e criatividade da DreamONE, agência de marketing integrado, propor canais e estratégias B2B e B2C abre um caminho fundamental para o crescimento e relevância em toda a cadeia, iniciando pela comunicação na distribuição e revenda até o impacto no consumidor final. “Contar com um posicionamento estratégico e criativo nas mídias é extremamente importante. Além disso, ações de marketing, voltadas para o digital, curadoria de conteúdo, relacionamento e performance, ajudam a fortalecer a relação da marca com o consumidor, principalmente se tudo isso ocorrer de uma forma planejada e integrada”, relata.


+Notícias

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]