A transição energética e a sustentabilidade tornaram-se temas centrais para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado atual. O tema foi abordado no CONAREC 2024, durante o painel “Transição energética e sustentabilidade: impactos na experiência do cliente e no futuro corporativo”, no qual especialistas discutiram os desafios e as oportunidades que surgem com essas mudanças, especialmente na forma como afetam a experiência dos clientes e as estratégias corporativas.
A conversa, mediada por Cassia Cunha, sócia da Livework, trouxe à tona diferentes perspectivas sobre o papel das empresas na educação e engajamento dos clientes, além de como a tecnologia e os dados estão impulsionando a transformação.
Selma Corre, diretora de Serviços a Clientes e Parceiros da Raízen, destacou a crescente conscientização dos consumidores, embora haja diferenças geracionais. “As empresas B2B estão cada vez mais pressionadas a adotar soluções sustentáveis, pois o consumidor final exige isso”, disse. O desafio, segundo ela, é educar os clientes para que entendam a importância dessa transição.
O grande papel da educação na superação da desconfiança em relação às novas soluções energéticas foi ressaltado por Roberta Godoi, vice-presidente de Soluções Energéticas do Grupo Energisa. “Nosso maior desafio é decodificar o universo da energia e levar esse conhecimento de forma prática e acessível”, afirmou. Roberta também mencionou que a migração para energia renovável traz benefícios econômicos imediatos para os clientes, incentivando a adesão às novas tecnologias, como o armazenamento de energia.
Desenvolvendo soluções para o futuro
A discussão também abordou a importância da tecnologia e dos dados no desenvolvimento de soluções personalizadas. Selma destacou a necessidade de segmentar os clientes, oferecendo soluções sob medida para cada perfil. “Não dá para pensar em sustentabilidade sem tecnologia. É fundamental fazer bom uso dos dados, pois precisamos segmentar e não oferecer as mesmas soluções para todos os clientes”, explica. Ela finaliza dizendo que no futuro, essa segmentação será essencial, e que ter informações online é crucial para dar respostas rápidas e viáveis ao mercado.
Roberta complementou mencionando a integração entre diferentes fontes de energia e a importância da transparência no relacionamento com os consumidores e, principalmente, a linguagem utilizada para se comunicar com eles. “Temos três grandes desafios no Brasil. Primeiro, a falta de conhecimento sobre energia, que não é um tema familiar para a maioria. As dúvidas superam a confiança. Portanto, o desafio inicial é tornar o assunto mais compreensível”, afirmou.