/
/
ORKUT: “Tecnologia se tornou uma causa”  

ORKUT: “Tecnologia se tornou uma causa”  

Para Orkut Büyükkökten, criador da rede social que leva o seu nome, não adianta proibir o avanço da economia compartilhada, é um movimento sem volta
Legenda da foto

A decisão do Google de encerrar as atividades do orkut.com, em 2011, criou uma daquelas deliciosas ironias do destino. Milhões de saudosos fãs da rede social colocaram a boca no trombone no mundo virtual; no entanto, a maioria dos comentários não foi publicada no Orkut, e, sim, no Facebook, justamente a rede que arrebanhou os ex-orkuteiros. Fato é que o Google percebeu que era hora de virar a página. Orkut Büyükkökten, o engenheiro turco que criou o site ainda nos tempos de estudante da Universidade de Stanford, concorda. Mas, segundo ele, a essência de sua antiga rede social — que reunia os usuários em comunidades — continua viva em sua mais recente empreitada: a Hello. A seguir, confira trechos da entrevista concedida a Consumidor Moderno.

Consumidor Moderno – Qual é a proposta da Hello?

Orkut – Hello é uma evolução do Orkut, desenhada para o mobile, que manteve o conceito de reunir pessoas com interesses comuns em comunidades. Isso é muito diferente de outras redes sociais que não representam aquilo que as pessoas realmente querem e exibem apenas bons momentos, sem se conectar com o mundo real. Não à toa, a nova geração é extremamente insegura tanto na esfera on-line quanto off-line. Acredito que alguns tipos de engajamento não são saudáveis e criam isolamento social e depressão.

CM – Quais outros projetos estão em andamento?

Passei os últimos anos tentando entender como os mundos on-line e off-line poderiam se misturar e agora estou empenhado em ajudar as pessoas altamente conectadas a terem relacionamentos românticos.

CM – Ironicamente, o presidente da Turquia proibiu a Uber e o Booking.com. Como o senhor vê essas medidas do seu país?

Penso que é errado, pois estamos diante de um movimento que não vai cessar. Se impedir uma tecnologia, virá outra. A tecnologia se tornou uma causa.

CM – Recentemente, estourou o escândalo do vazamento de dados de usuários do Facebook. Qual é a sua opinião sobre a influência das redes sociais?

As companhias compartilham dados públicos dos usuários em benefício próprio, visando objetivo financeiro. Gasta-se muito dinheiro com publicidade e promoção de conteúdo e, ao mesmo tempo, não há uma preocupação com a reputação. Infelizmente, isso tem facilitado a propagação de fake News. Por isso, defendo o prestígio em prol da boa reputação, algo que você conquista e não compra. Assim, se você é um contumaz propagador de fake news, poderá ser notado por um tempo, mas logo a sua reputação vai desaparecer.

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Golpes digitais já negativam milhões de brasileiros
Estudo da CNDL/SPC Brasil revela que 34% das vítimas de golpes digitais acabam com o nome negativado, evidenciando o impacto financeiro e a urgência por medidas mais robustas de prevenção
Ricardo De Carli, sócio e líder da prática de Bens de Consumo da Bain & Company na América do Sul
Imediatista e pressionado: o novo perfil do consumidor brasileiro
Estudo da Bain & Company mostra piora no humor, alto endividamento e um consumidor cada vez mais imediatista na busca por soluções rápidas.
Com avanço acelerado no Brasil, canetas emagrecedoras já transformam hábitos de consumo, acesso à saúde e até a dinâmica das famílias.
Canetas emagrecedoras já fazem parte dos lares brasileiros
Com avanço acelerado no Brasil, medicamentos à base de GLP-1 já transformam hábitos de consumo, acesso à saúde e até a dinâmica das famílias.
Com 76% dos brasileiros dispostos a mudar hábitos na Copa de 2026, estudo da MindMiners indica que marcas terão que apostar na criatividade em busca da atenção.
Antes do apito inicial, a Copa já está mudando o consumo dos brasileiros
Com 76% dos brasileiros dispostos a mudar hábitos na Copa de 2026, estudo da MindMiners indica que marcas terão que apostar na criatividade em busca da atenção.

Webstories

SUMÁRIO – Edição 296

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfírio
IMAGEM: IA Generativa | ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Gustavo Bittencourt
[email protected]

Juliana Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Coordenadoras
Nayara Manfredi
Paula Coutinho

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Rebeca Andrade – Ensinamentos e Aprendizados O futuro do entretenimento no Brasil NBA é a melhor experiência esportiva do mundo Grupo Boticário, em parceria com a Mercur, distribui gratuitamente produtos inclusivos.